A aprendizagem é o processo por meio do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece. Para que a criança aprenda, ela necessitará interagir com outros seres humanos, especialmente com adultos e com outras pessoas mais experientes. Nas inúmeras interações em que se envolve desde o nascimento, a criança gradativamente amplia suas formas de lidar com o mundo e constrói significados para suas ações e para as experiências que vive.
Com o uso da linguagem, esses significados ganham maior abrangência, dando origem a conceitos, ou seja, significados partilhados por grande parte do grupo social.
O papel do professor nesse processo é fundamental. Ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor-alunos-objeto de estudo que levem à apropriação do conhecimento.
Cláudia Davis e Zilma de Moraes Ramos de Oliveira. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 2010 (com adaptações).
No cotidiano escolar, a intervenção nas zonas de desenvolvimento proximal dos alunos é de responsabilidade (ainda que não exclusiva) do professor, visto como o parceiro privilegiado, justamente porque tem maior experiência, informações e a incumbência, entre outras funções, de tornar acessível ao aluno o patrimônio cultural já formulado pela humanidade e, portanto, de desafiar, por meio do ensino, os processos de aprendizagem e desenvolvimento infantil.
Nessa perspectiva, as demonstrações, explicações, justificativas, abstrações e questionamentos do professor são fundamentais no processo educativo. Tão importante quanto o fornecimento de informações e pistas é a promoção de situações que incentivem a curiosidade das crianças, que possibilitem a troca de informações entre os alunos e que permitam o aprendizado das fontes de acesso ao conhecimento.
Tereza Cristina Rego. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, 2008 (com adaptações).
Considerando que os textos apresentados têm caráter unicamente motivador, redija um texto acerca do trabalho pedagógico promotor das aprendizagens do estudante no ensino fundamental, a partir das contribuições de Vygotsky para a compreensão do processo de aprendizagem.
Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 o papel do professor na organização e no desenvolvimento do trabalho pedagógico; [valor: 5,00 pontos]
2 características do trabalho pedagógico favorecedor de aprendizagens do estudante no ensino fundamental; [valor: 5,00 pontos]
3 o valor, para a aprendizagem do estudante, da interação do professor com os estudantes e dos estudantes entre si, em diferentes momentos de aprendizagem e desenvolvimento. [valor: 4,25 pontos]
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Darcy Ribeiro. O povo brasileiro — a formação e o sentido do Brasil. São Paulo, 1995 (com adaptações).
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