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Q238657 | Pedagogia
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2023
Órgao: SEDUC Recife - Secretaria de Educação do Município de Recife
Cargo: Professor

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A aprendizagem é o processo por meio do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece. Para que a criança aprenda, ela necessitará interagir com outros seres humanos, especialmente com adultos e com outras pessoas mais experientes. Nas inúmeras interações em que se envolve desde o nascimento, a criança gradativamente amplia suas formas de lidar com o mundo e constrói significados para suas ações e para as experiências que vive.

Com o uso da linguagem, esses significados ganham maior abrangência, dando origem a conceitos, ou seja, significados partilhados por grande parte do grupo social.

O papel do professor nesse processo é fundamental. Ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor-alunos-objeto de estudo que levem à apropriação do conhecimento.

Cláudia Davis e Zilma de Moraes Ramos de Oliveira. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 2010 (com adaptações).

No cotidiano escolar, a intervenção nas zonas de desenvolvimento proximal dos alunos é de responsabilidade (ainda que não exclusiva) do professor, visto como o parceiro privilegiado, justamente porque tem maior experiência, informações e a incumbência, entre outras funções, de tornar acessível ao aluno o patrimônio cultural já formulado pela humanidade e, portanto, de desafiar, por meio do ensino, os processos de aprendizagem e desenvolvimento infantil.

Nessa perspectiva, as demonstrações, explicações, justificativas, abstrações e questionamentos do professor são fundamentais no processo educativo. Tão importante quanto o fornecimento de informações e pistas é a promoção de situações que incentivem a curiosidade das crianças, que possibilitem a troca de informações entre os alunos e que permitam o aprendizado das fontes de acesso ao conhecimento.

Tereza Cristina Rego. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, 2008 (com adaptações).

Considerando que os textos apresentados têm caráter unicamente motivador, redija um texto acerca do trabalho pedagógico promotor das aprendizagens do estudante no ensino fundamental, a partir das contribuições de Vygotsky para a compreensão do processo de aprendizagem.

Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:

1 o papel do professor na organização e no desenvolvimento do trabalho pedagógico; [valor: 5,00 pontos]

2 características do trabalho pedagógico favorecedor de aprendizagens do estudante no ensino fundamental; [valor: 5,00 pontos]

3 o valor, para a aprendizagem do estudante, da interação do professor com os estudantes e dos estudantes entre si, em diferentes momentos de aprendizagem e desenvolvimento. [valor: 4,25 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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