Com vistas a prever o futuro e organizar seus programas e projetos, um órgão público contratou uma consultoria de destaque na área privada para realizar seu planejamento estratégico.
Durante o processo de elaboração do planejamento estratégico, membros da alta cúpula do órgão foram ouvidos pela consultoria, em separado e em alguns momentos, devido às dificuldades de agenda. Outra dificuldade adicional residia no fato de que havia um grupo que acreditava nos benefícios do planejamento estratégico e outro grupo que acreditava que planejar e fazer eram processos antagônicos.
Em todo caso, os membros da alta cúpula ouvidos esporadicamente eram reconhecidos como os servidores que pensavam o planejamento estratégico daquele órgão público. Já os consultores da renomada consultoria detinham as técnicas mais apuradas e sempre se mostravam preocupados em manter a neutralidade do plano.
Em determinado momento, dada a complexidade inerente ao processo que já perdurava há algum tempo, um dos membros da alta cúpula teve a ideia de resgatar um plano que foi impactante muito tempo atrás para a organização e sugeriu sua replicação. Vivenciando as dificuldades de participação da alta cúpula e sentindo a pressão para finalizar o planejamento estratégico, a consultoria acatou a sugestão, realizando apenas alguns ajustes quanto à apuração técnica, o que contribuiu para acelerar o processo.
Enfim, o processo de elaboração do planejamento estratégico estava encerrado, e o alcance dos resultados desejados, desde que o plano não sofresse alterações, seria questão de tempo.
a) Qual(is) a(s) diferença(s) entre planejamento estratégico, projeto, programa e plano?
b) Cite quatro passagens desse caso e comente-as à luz da literatura sobre planejamento estratégico.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O planejamento estratégico serve como um guia de longo prazo para qualquer organização, auxiliando a desenvolver planos, estabelecer metas e objetivos, bem como para elaborar as ações necessárias para alcançá-los. Em função de sua importância, é recomendado que os gestores das organizações utilizem ferramentas para o desenho de seu planejamento estratégico e avaliação, sendo o Balanced Scorecard (BSC) uma das principais.
Acerca do BSC, discorra sucintamente sobre o que se pede a seguir.
1. Apresente a sua função e a limitação das ferramentas tradicionais que ele visa a superar.
2. Apresente suas perspectivas, citando um exemplo para cada.
3. Identifique os três atores que desempenham papéis …
Uma política pública pode ser conceituada como uma diretriz para solucionar um problema público. Tendo como base isso, elabore um texto dissertativo, no qual você escolha 2 (duas) políticas públicas estaduais ou federais voltadas para o desenvolvimento econômico ou social e discorra, necessariamente, sobre:
- O problema público que cada política pública objetivou solucionar.
- Os desafios enfrentados para implementação de cada política pública.
- Os resultados alcançados com cada política pública frente ao problema público apresentado.
Discorra sobre o conceito e as etapas do Ciclo PDCA.



