Uma montadora japonesa de veículos estabeleceu um plano estratégico para ampliar seu mercado, levando sua linha de SUVs para ser comercializada nos Estados Unidos. O plano prevê, ainda, o envio de 300 motocicletas por ela fabricadas para auxiliar no deslocamento dos funcionários, que não poderão ser comercializadas no país.
Seguindo sua estratégia, na qual a padronização dos modelos está aliada à automatização, a montadora tem como objetivo um crescimento rápido e uma elevada participação no mercado.
Embora a empresa tenha seguido minuciosamente o planejamento, as vendas não decolaram. Em razão disso, a montadora decidiu enviar os SUVs não vendidos para o Japão. No entanto, os americanos se mostraram interessados pelas motos utilizadas pelos funcionários, convencendo a empresa a comercializar esse lote limitado, o que evitaria os custos de enviá-las de volta para o Japão.
Percebendo a oportunidade, um influente empresário americano oferece uma parceria à montadora japonesa, para ser o representante de vendas das motos no país, dando início a uma atividade de grande sucesso.
Em relação à situação apresentada, responda aos itens a seguir.
- A) Considerando os conceitos modernos de estratégia e as limitações da estratégia deliberada, analise se o caso da empresa representa um exemplo de estratégia bem-sucedida. Justifique.
- B) Explique o posicionamento da empresa, com base no modelo de estratégias genéricas, proposto por Michael Porter.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma montadora japonesa de veículos estabeleceu um plano estratégico para ampliar seu mercado, levando sua linha de SUVs para ser comercializada nos Estados Unidos. O plano prevê, ainda, o envio de 300 motocicletas por ela fabricadas para auxiliar no deslocamento dos funcionários, que não poderão ser comercializadas no país.
Seguindo sua estratégia, na qual a padronização dos modelos está aliada à automatização, a montadora tem como objetivo um crescimento rápido e uma elevada participação no mercado.
Embora a empresa tenha seguido minuciosamente o planejamento, as vendas não decolaram. Em razão disso, a montadora decidiu enviar os SUVs não vendidos para o Japão. No entanto, os …
O Projeto de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás – PMQ/TCE, é um programa que tem como objetivo agilizar e tornar mais eficaz os serviços prestados pelo TCE. Segundo dados do projeto, as ações programadas seriam:
a) reunião para análise crítica dos resultados;
b) mediação e avaliação dos resultados obtidos;
c) realização de auditoria externa por organismo independente para certificação do sistema de gestão implementado com base na NBR ISO 9001:2000;
d) qualificação do comitê da qualidade para atuar na melhoria dos processos e como multiplicador;
e) realização de auditorias da qualidade a fim de verificar a conformidade do programa;
f) implantação de um sistema …
A aplicação, às entidades integrantes da Administração Pública, de metodologias, de gestão de pessoal oriundas da iniciativa privada, conquanto possa importar ganhos significativos de eficiência, deve ser concatenada com o regime jurídico a que se submetem tais entidades. Nesse sentido, considere que determinada sociedade de economia mista controlada pela União, que atua em regime de competição no mercado, pretendia aplicar os conceitos de Gestão por Competências para recrutamento, movimentação e desligamento de seus empregados.
Responda, fundamentadamente, ao que se pede:
- Indique as principais características e objetivos da referida metodologia, bem como as etapas para a sua aplicação.
- Apo…



