Texto 1
O ChatGPT, um programa de inteligência artificial (IA), foi criado com o objetivo de ser um gerador de conversas. De acordo com Filipe Bento, diretor executivo da empresa BR 24, “o ChatGPT não tem somente a capacidade de produzir redações de qualidade, mas também de responder a perguntas e até mesmo de gerar códigos de desenvolvimento de software”. Isso, segundo ele, impacta diretamente nos empregos da área de tecnologia. Vale ressaltar que, embora seja bastante independente, o ChatGPT precisa de pessoas que contribuam para o seu constante aperfeiçoamento. Nesse ponto surge a questão: como a inteligência artificial deve influenciar os empregos?
Recentemente, em uma entrevista, Marcos Barreto, professor da Fundação Vanzolini e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, opinou sobre o assunto. Segundo ele, todas as profissões que dependem da produção de algum tipo de texto podem ser impactadas e beneficiadas com o uso da aplicação. “Mas até profissões que escrevem menos textos, como a de médico, podem ser facilitadas. Um médico, por exemplo, pode ter uma receita mais bem escrita, explicando a posologia”, comentou. Ainda, de acordo com o professor, todo avanço tecnológico influencia diretamente no campo profissional. “‘Ah, o robô substitui o operário’. Não é bem assim. O operário continua sendo necessário, ele só vai realizar outras tarefas. Com o ChatGPT será parecido: a gente vai precisar de pessoas que revisem e validem os textos que são produzidos”, disse.
Para o professor de Ciências de Dados, Leon Sólon, o ChatGPT deve ser visto como uma “ajuda extra” capaz de reduzir o tempo de aprimoramento de códigos, por exemplo. Ele compara a aplicação com uma calculadora. “Nós sabemos somar e fazer contas de raiz, mas a diferença ao se usar a calculadora é que ela está sempre certa. Já no ChatGPT, se o indivíduo não souber o que está fazendo, pode ser que aconteçam erros, mas, se souber, aumenta a produtividade”, destaca o professor.
(“ChatGPT: como a inteligência artificial deve influenciar os empregos de tecnologia”. https://proximonivel.embratel.com.br, 16.03.2023. Adaptado.)
Texto 2
Até pouco tempo, Dean Meadowcroft era redator em um pequeno departamento de marketing. No fim do ano passado, a companhia introduziu um sistema de inteligência artificial (IA). “Na época, a ideia era trabalhar junto a redatores humanos para ajudar a acelerar o processo, simplificar um pouco mais as coisas”, diz ele. O conteúdo precisava ser verificado por uma equipe humana para garantir que não tivesse sido retirado de nenhum outro lugar.
Mas a inteligência artificial era rápida. O que um redator humano podia levar entre 60 e 90 minutos para escrever, a IA era capaz de fazer em 10 minutos ou menos. Cerca de quatro meses após a introdução da tecnologia, a equipe de quatro pessoas de Meadowcroft foi demitida.
Outras grandes empresas de tecnologia também estão apresentando seus próprios sistemas – o Google, por exemplo, lançou o Bard. Embora não sejam perfeitos, esses sistemas são treinados para buscar, na imensidão de dados disponíveis na internet, uma quantidade de informações impossível de ser digerida até mesmo por uma equipe de humanos. Isso faz com que muita gente se pergunte que tipos de empregos podem estar em risco.
No início deste ano, um relatório da empresa Goldman Sachs informava que a inteligência artificial poderia potencialmente substituir o equivalente a 300 milhões de empregos em tempo integral. A perda de postos de trabalho não aconteceria da mesma forma em todos os setores da economia. Segundo o relatório, 46% das tarefas administrativas e 44% das profissões jurídicas poderiam ser automatizadas. Em junho, a empresa IKEA afirmou que, desde 2021, capacitou 8,5 mil funcionários que trabalhavam em seus call centers como consultores de design. A empresa diz que 47% das chamadas dos clientes agora são atendidas por uma inteligência artificial chamada Billie.
(Ian Rose. “Os trabalhadores que perderam o emprego para inteligência artificial”. https://www.bbc.com, 10.07.2023. Adaptado.)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
O uso da inteligência artificial no mercado de trabalho é uma ameaça aos empregos das pessoas?
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(Data Science Academy. “O que são Large Language Models (LLMs)”. https://blog.dsacademy.com.br, 19.06.2023. Adaptado.)
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