Texto 1
O ChatGPT, um programa de inteligência artificial (IA), foi criado com o objetivo de ser um gerador de conversas. De acordo com Filipe Bento, diretor executivo da empresa BR 24, “o ChatGPT não tem somente a capacidade de produzir redações de qualidade, mas também de responder a perguntas e até mesmo de gerar códigos de desenvolvimento de software”. Isso, segundo ele, impacta diretamente nos empregos da área de tecnologia. Vale ressaltar que, embora seja bastante independente, o ChatGPT precisa de pessoas que contribuam para o seu constante aperfeiçoamento. Nesse ponto surge a questão: como a inteligência artificial deve influenciar os empregos?
Recentemente, em uma entrevista, Marcos Barreto, professor da Fundação Vanzolini e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, opinou sobre o assunto. Segundo ele, todas as profissões que dependem da produção de algum tipo de texto podem ser impactadas e beneficiadas com o uso da aplicação. “Mas até profissões que escrevem menos textos, como a de médico, podem ser facilitadas. Um médico, por exemplo, pode ter uma receita mais bem escrita, explicando a posologia”, comentou. Ainda, de acordo com o professor, todo avanço tecnológico influencia diretamente no campo profissional. “‘Ah, o robô substitui o operário’. Não é bem assim. O operário continua sendo necessário, ele só vai realizar outras tarefas. Com o ChatGPT será parecido: a gente vai precisar de pessoas que revisem e validem os textos que são produzidos”, disse.
Para o professor de Ciências de Dados, Leon Sólon, o ChatGPT deve ser visto como uma “ajuda extra” capaz de reduzir o tempo de aprimoramento de códigos, por exemplo. Ele compara a aplicação com uma calculadora. “Nós sabemos somar e fazer contas de raiz, mas a diferença ao se usar a calculadora é que ela está sempre certa. Já no ChatGPT, se o indivíduo não souber o que está fazendo, pode ser que aconteçam erros, mas, se souber, aumenta a produtividade”, destaca o professor.
(“ChatGPT: como a inteligência artificial deve influenciar os empregos de tecnologia”. https://proximonivel.embratel.com.br, 16.03.2023. Adaptado.)
Texto 2
Até pouco tempo, Dean Meadowcroft era redator em um pequeno departamento de marketing. No fim do ano passado, a companhia introduziu um sistema de inteligência artificial (IA). “Na época, a ideia era trabalhar junto a redatores humanos para ajudar a acelerar o processo, simplificar um pouco mais as coisas”, diz ele. O conteúdo precisava ser verificado por uma equipe humana para garantir que não tivesse sido retirado de nenhum outro lugar.
Mas a inteligência artificial era rápida. O que um redator humano podia levar entre 60 e 90 minutos para escrever, a IA era capaz de fazer em 10 minutos ou menos. Cerca de quatro meses após a introdução da tecnologia, a equipe de quatro pessoas de Meadowcroft foi demitida.
Outras grandes empresas de tecnologia também estão apresentando seus próprios sistemas – o Google, por exemplo, lançou o Bard. Embora não sejam perfeitos, esses sistemas são treinados para buscar, na imensidão de dados disponíveis na internet, uma quantidade de informações impossível de ser digerida até mesmo por uma equipe de humanos. Isso faz com que muita gente se pergunte que tipos de empregos podem estar em risco.
No início deste ano, um relatório da empresa Goldman Sachs informava que a inteligência artificial poderia potencialmente substituir o equivalente a 300 milhões de empregos em tempo integral. A perda de postos de trabalho não aconteceria da mesma forma em todos os setores da economia. Segundo o relatório, 46% das tarefas administrativas e 44% das profissões jurídicas poderiam ser automatizadas. Em junho, a empresa IKEA afirmou que, desde 2021, capacitou 8,5 mil funcionários que trabalhavam em seus call centers como consultores de design. A empresa diz que 47% das chamadas dos clientes agora são atendidas por uma inteligência artificial chamada Billie.
(Ian Rose. “Os trabalhadores que perderam o emprego para inteligência artificial”. https://www.bbc.com, 10.07.2023. Adaptado.)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
O uso da inteligência artificial no mercado de trabalho é uma ameaça aos empregos das pessoas?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
TEXTO 1
Um seriado de TV produzido em Portugal estreou nos Estados Unidos sem grande expectativa. Apesar de simpática, a comédia Vanda tinha tudo para cair na vala comum das produções em língua estrangeira no território americano, onde o público é tradicionalmente avesso a legendas e afins. Ainda assim, a série causou imenso imbróglio: a plataforma de streaming Hulu, de propriedade da poderosa Disney, enxergou na atração uma boa oportunidade de testar uma nova ferramenta de dublagem digital. Uma tecnologia com alto potencial: por meio de um software de inteligência artificial (IA), a empresa Deepdub AI executou o trabalho 70% mais rápido que a dublagem convencional por vozes humanas.
O uso c…
TexTo 1

TexTo 2
O número de mães solo, aquelas que cuidam sozinhas de seus filhos, aumentou 17,8% na última década, passando de 9,6 milhões em 2012 para 11,3 milhões em 2022. Esta situação gera ainda mais dificuldades para o ingresso dessas mulheres no mercado de trabalho. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O estudo indica que a maior parte dessas mães, pouco mais de 70%, vive apenas com seus filhos, é formada por mulheres negras, com baixa escolaridade, e está no Norte e Nordeste do país.
Janaína Feijó, responsável pelo estudo, resume a dificuldade enfrentada por essas mães: “essa mãe praticamente não tem com quem contar, não tem uma rede de ap…
Texto 1
Cada vez mais, empresas e fábricas implantam tecnologias acionadas por algoritmos inteligentes e que trabalham lado a lado das pessoas. Uma das maiores referências de Inteligência Artificial (IA) no mundo, Andrew Ng, prevê que o avanço da Inteligência Artificial tem potencial para adicionar mais de 10 trilhões de dólares na economia global até 2030.
De fato, os robôs substituirão os humanos em muitos trabalhos, mas o que muitas pessoas não veem é que isso não é necessariamente algo negativo ou para se temer. Uma automação feita com Inteligência Artificial resolve problemas cotidianos mais recorrentes, principalmente, e isso dá a oportunidade para as pessoas focarem em atividades mais…



