Texto 1
Desde os anos 1950, vêm sendo promovidas ferramentas com o propósito de otimizar o desempenho das pessoas que trabalham para uma instituição. Entre essas ferramentas, uma das mais difundidas é o feedback, que também pode ser compreendido como crítica construtiva ou retroalimentação. Por muito tempo, o feedback foi considerado um método eficaz para melhorar o ambiente de trabalho. Mas, nos últimos anos, alguns especialistas questionam a sua eficácia.
Um dos principais críticos é Marcus Buckingham, autor de artigo sobre o tema. Em uma entrevista ele afirmou: “É suposto que você deve ser cada dia melhor no que faz porque outra pessoa diz assim e isso, clara e simplesmente, é uma falácia, isto é, uma mentira”. Buckingham acrescenta um exemplo: “um gerente faz uma avaliação de uma pessoa com base em um padrão, por exemplo, do que se entende por pensamento crítico. Quando um gerente qualifica aspectos de uma pessoa sobre esse tema, parte deles reflete a si próprio e não à pessoa que está qualificando.
(Alejandro M. Valencia. “Crítica construtiva nas empresas é uma mentira’: autor defende que chefes deem atenção, e não ‘feedback’, a funcionários”.
https://www.bbc.com, 09.10.2022. Adaptado)
Texto 2
Quando o trabalho está sendo bem feito e o desempenho está alcançando ou superando as expectativas, é muito importante que o funcionário tenha o retorno de seus colegas e dos líderes, como destaca Cristina Junqueira, cofundadora de uma empresa do segmento financeiro. Nesses casos, indica Junqueira, o feedback é o reconhecimento e a motivação para que o colaborador continue a executar um bom trabalho. O feedback se torna ainda mais importante se tem algo que não está funcionando. As pessoas precisam ter a oportunidade de ajustar o trabalho e aperfeiçoá-lo, mas, para isso, precisam saber que há algo a ser aprimorado.
Conforme Junqueira, várias empresas já entenderam a importância do feedback e implementaram ciclos de avaliação periódicos, sejam trimestrais, semestrais ou anuais. Além disso, é importante deixar claro para a pessoa que está recebendo o feedback que a intenção por trás da conversa é positiva. Por mais que possa ser uma interação desagradável, o objetivo é
sempre ajudar e causar impacto positivo.
Como ela aponta, muitas vezes, trabalhando em uma organização, temos contato com pessoas mais experientes, que já fizeram o trabalho que estamos fazendo e enxergam com mais clareza os pontos fortes e fracos da nossa performance.
Segundo ela, receber feedbacks nos dá a oportunidade de aprender e evoluir, por isso, “é muito bacana estarmos abertos a ouvir e até a pedir feedbacks”.
(Cristina Junqueira. “A importância do feedback no desenvolvimento”. https://exame.com, 20.08.2021. Adaptado)
Texto 3
O processo de avaliação de desempenho parte de uma análise imparcial e honesta e da aplicação de feedbacks que levem o colaborador à conscientização sobre o seu papel na empresa. Os gestores precisam entender que, com a abordagem errada, podem desmotivar ou até mesmo provocar um pedido de demissão ou uma situação de atrito que prejudique as relações internas.
Para que gere bons resultados, a avaliação de desempenho deve acompanhar um feedback esclarecedor, oferecendo ao funcionário informações que realmente colaborem para uma performance que atenda às expectativas da empresa. Usar o feedback para coagir ou ameaçar os empregados é uma atitude com consequências negativas, assim como apontar apenas os defeitos e desvalorizar o profissional.
(Lígia Gama. “5 principais erros que prejudicam a avaliação de desempenho”. www.appus.com. Adaptado)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
Feedback no ambiente de trabalho é uma prática benéfica para melhorar o desempenho dos funcionários?
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