Texto 1
O Google divulgou, em maio de 2023, um estudo que mostra os principais desafios do mercado de tecnologia da informação (TI) no Brasil. Segundo a empresa, o país terá um déficit de 530 mil profissionais da área até 2025. O relatório, produzido em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), aponta que, anualmente, 53 mil profissionais irão se formar entre 2021 e 2025, mas a demanda por novos talentos nesse período será de 800 mil, segundo a associação das empresas de tecnologia, a Brasscom.
O levantamento também mostra que 92% das startups participantes do estudo acreditam que faltam profissionais de tecnologia no Brasil e que isso gera impacto na inovação de seus negócios, podendo até prejudicar a sobrevivência das empresas.
O Google diz que ouviu startups, executivos e profissionais da área que listaram os motivos que geram a escassez de mão de obra qualificada no setor: o ensino de pensamento lógico está defasado nas escolas brasileiras; o mercado de TI no Brasil não desenvolve o número de profissionais seniores que deveria; a dificuldade de conseguir o primeiro emprego em tecnologia faz com que os jovens busquem outras áreas; existem grandes limitações para pessoas de regiões distantes dos grandes centros do país; existem condições muito mais atrativas internacionalmente, esvaziando o mercado nacional.
(Darlan Helder. “Brasil terá déficit de 530 mil profissionais de tecnologia até 2025, mostra estudo do Google.” www.g1.com.br. 31.05.2023. Adaptado)
Texto 2
As novas tecnologias servem como propulsores de inovação e transformação digital. Nesse cenário, o Brasil está em desvantagem em relação aos outros países e pode perder a oportunidade de se desenvolver de forma eficaz.
Há, porém, caminhos para que o Brasil avance em uma agenda da economia digital. Em primeiro lugar, que não se crie um ecossistema de exploração de indivíduos, como é observado atualmente. A maioria dos profissionais trabalhando para empresas de tecnologia não são programadores e nem estão inseridos em alguma atividade de construção de novas tecnologias, e sim fazendo corridas ou realizando entregas. A economia digital brasileira está ancorada no consumo ou no trabalho informal e com baixa produção tecnológica, mesmo que tenhamos uma estrutura acadêmica com diversas universidades públicas capazes de formar profissionais com habilidades necessárias para desenvolver tecnologias e inovação.
Em segundo lugar, a indústria digital não precisa, necessariamente, de grandes espaços físicos para desenvolver seus serviços e produtos. Muitos profissionais, inclusive, podem trabalhar de forma remota, o que permite a abertura de vagas em diferentes cidades sem que haja a necessidade de locomoção de pessoas. Assim, há um grande potencial de geração de empregos em diferentes regiões do país. Desse modo, a reindustrialização a partir de um modelo digital permite que cidades e estados encontrem soluções para reduzir taxas de desemprego e melhorar a arrecadação a partir da instalação de empresas em seus territórios.
(Herbert Salles. “Economia digital como caminho para a reindustrialização do Brasil”. www.diplomatique.org.br. 14.06.2023. Adaptado)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
Economia digital no Brasil: entre o déficit de profissionais e a potencial geração de empregos
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
Cada vez mais, empresas e fábricas implantam tecnologias acionadas por algoritmos inteligentes e que trabalham lado a lado das pessoas. Uma das maiores referências de Inteligência Artificial (IA) no mundo, Andrew Ng, prevê que o avanço da Inteligência Artificial tem potencial para adicionar mais de 10 trilhões de dólares na economia global até 2030.
De fato, os robôs substituirão os humanos em muitos trabalhos, mas o que muitas pessoas não veem é que isso não é necessariamente algo negativo ou para se temer. Uma automação feita com Inteligência Artificial resolve problemas cotidianos mais recorrentes, principalmente, e isso dá a oportunidade para as pessoas focarem em atividades mais…
Texto 1
98,8% dos brasileiros com 10 anos ou mais de idade acessam a rede por meio do telefone. Esse dado e outras constatações, como o aumento da população idosa em contato com a internet, fazem parte de um suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra que 88% da população com 10 anos ou mais de idade acessaram a internet em 2023. São 164,5 milhões de pessoas. Entre as pessoas com mais de 60 anos, a proporção de quem usava a internet em 2023 ficou em 66% (22,5 milhões).
No entanto, esse grupo é o que mais cresce. De acordo com o analista da pesquisa, Gustavo Geaquinto Fo…
Texto 1
A adolescência consiste em uma fase de transição da infância para a vida adulta, na qual a perda da identidade infantil, oriunda das modificações corporais, cognitivas e das novas demandas sociais, implica a busca de uma nova identidade. Nessa etapa da vida humana, o indivíduo reconstrói seu universo interno na busca da identificação com novos ideais para a construção da sua subjetividade (ou seja, aquilo que diz respeito aos seus sentimentos, a sua opinião sobre diversos assuntos e a sua maneira de ver o mundo). Nessa busca, as referências desses adolescentes não são mais apenas os pais ou os cuidadores familiares, mas também personalidades impessoais, vindos da expansão tecnológica…



