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Q231285 | Administração de Recursos Materiais
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2023
Questão inédita Padrão de resposta Resolução em texto30 linhas Resolução de Aluno +90%

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José é servidor do almoxarifado de um órgão público e ficou encarregado de instruir um processo de suprimento de estoque para o exercício de 2023 e início de 2024, referente à compra de copos descartáveis (200 ml). O processo se iniciou em agosto de 2022.

O valor estimado para cada caixa de copos descartáveis é de R$40,00. Dado as características do material (não perecível e pouco volumoso), o servidor, ao calcular o estoque de segurança, considerou três vezes (f) o consumo médio mensal.

Sabe-se, ainda, que os últimos processos de aquisição de copos descartáveis demoraram, em média, cinco meses até a efetiva contratação e que o estoque atual é de 1.675 caixas. Ademais, a entrega deverá ser integral e em até um mês após a contratação.

Cabe salientar que havia uma dotação orçamentária total de R$81.000,00.

Após a instrução inicial do processo pelo servidor José, o processo foi remetido em janeiro de 2023 para o servidor Pedro da área de compras.

O consumo histórico de caixas de copos descartáveis foi de:

  • 2.100 em 2017;
  • 2.400 em 2018;
  • 1.800 em 2019;
  • 1.700 em 2020; e
  • 2.500 em 2021.

Tendo como base as boas práticas da Administração e Gestão de Recursos Materiais, redija um texto abordando os pontos abaixo, com base na situação hipotética (apresente os cálculos):

  1. O valor total estimado para a aquisição dos copos descartáveis, em comparação a dotação orçamentária disponível;
  2. A modalidade licitatória a ser adotada;
  3. Medidas a serem tomadas pelo servidor José no caso de, no decorrer do exercício de 2023, ocorrer uma majoração imprevista na demanda de copos descartáveis na ordem de 20%.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaAdministração de Recursos Materiais
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