Os empregados da empresa Z queixaram-se de ruído perturbador nos postos de trabalho nas proximidades dos insufladores de ar-condicionado; de muito frio pela manhã e calor à tarde nas salas; de odor de gás butano nos corredores próximos ao restaurante; e de abafamento no setor de reprografia e arquivo, devido a pouca renovação de ar no local. Por diversas ocasiões, empregados da empresa dirigiram-se ao serviço de segurança do trabalho e à CIPA, aos quais relataram desconforto no ambiente ocupacional.
A partir do estudo do caso hipotético acima descrito, redija, na qualidade de engenheiro de segurança do trabalho da empresa Z, texto dissertativo que aponte diretrizes para o caso em apreço, as quais devem subsidiar a elaboração de programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA) a ser implantado na referida empresa. Ao redigir seu texto, atenda, necessariamente, ao que se pede a seguir.
< Descreva o procedimento para reconhecimento dos riscos apontados pelos empregados citados e apresente proposta de planilha resumo para coleta e relacionamento da exposição com as atividades.
< Estabeleça as prioridades e metas de avaliação dos riscos reconhecidos.
< Descreva como deve ser feita a avaliação da exposição efetiva dos trabalhadores.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considerando que, nos ambientes de processamento industrial de alimentos em pó, como açúcares e farinhas, ou sob a forma de grãos, como arroz, feijão, soja, café, trigo e outros, a saturação do ar com poeiras provenientes desses alimentos pode dar causa a acidentes de grandes proporções, já que esse tipo de material, na forma de poeira em suspensão e em quantidade adequada, se for exposto a uma fonte de ignição também adequada, poderá desencadear explosões e incêndios, proponha, de modo justificado, medidas protetivas para implementação no referido ambiente industrial, de modo a protegê-lo contra o risco de explosões e incêndios a partir do processo de ignição de poeiras em suspensão. Ao ela…
Todo acidente de trabalho tem o potencial de gerar prejuízos para empregados e empregadores. Nos locais de trabalho, existem os riscos e as respectivas medidas de controle que devem ser adotadas para eliminá-los, reduzi-los e(ou) preveni-los. A ocorrência de um evento adverso, como um acidente de trabalho, indica que as medidas de controle de risco estavam inadequadas ou insuficientes.
Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do estudo dos acidentes de trabalho. Ao elaborar seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Defina acidente de trabalho [valor: 1,50 ponto] e mencione as suas três modalidades [valor: 4,25 pontos].
2 Apr…
À luz das normas pertinentes, redija um texto dissertativo acerca da proteção e segurança no ambiente de trabalho. Ao elaborar seu texto, faça, necessariamente, o que se pede a seguir:
< esclareça o que é a comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA), quais são seus objetivos, e, em linhas gerais, como ela é composta; [valor: 5,00 pontos]
< esclareça o que é o serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT), quais são seus objetivos e informe em que situação a empresa/organização é obrigada a implantá-lo; [valor: 5,00 pontos]
< apresente e explique, na ordem hierárquica, as medidas de segurança que devem ser adotadas até se chegar à prescriçã…




