Expor é um ato comunicacional exercido por meio de diversos recursos sensoriais, como visão, audição, tato, em um processo relacional que envolve o observador participante, o objeto exposto e o conteúdo informacional. Para que a comunicação de fato se consolide, é necessário que tanto a forma quanto o conteúdo da exposição medeiem emoção, informação e conhecimento. No âmbito dos museus, as exposições não se restringem exclusivamente a sensações e ações voltadas ao design, pois outros aspectos técnicos estão envolvidos.
Considere que um museólogo tenha sido designado como responsável pela criação de uma exposição a ser realizada em um museu localizado na periferia de uma cidade brasileira. Tendo como referência inicial o texto acima, redija, na condição do museólogo responsável pela exposição, um texto dissertativo relativo ao estudo do caso em tela, atendendo, necessariamente, ao que se pede a seguir.
< Descreva as etapas constitutivas do processo de desenvolvimento da exposição. [valor: 50,00 pontos]
< Discorra sobre o processo de implantação da exposição. [valor: 15,00 pontos]
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
No livro Ensino de arte (Thomson Learning, São Paulo, 2006), Luciana Arslan e Rosa Iavelberg teceram considerações sobre a avaliação do componente arte abordada pelos antigos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): “De acordo com as novas orientações curriculares, o aluno faz arte na escola, reflete sobre arte e aprecia imagens das culturas — podendo ser avaliado nesses três eixos ou ações de aprendizagem significativa. O professor precisa criar indicadores com base nas tarefas e atividades desenvolvidas. Os conteúdos em jogo orientam a escolha desses indicadores”.
Na obra A Base Nacional Curricular Comum e a formação dos professores de arte (Editora Horizonte, 2018), Rosa Iavelberg analis…



