A prestação dos serviços pelos órgãos públicos é considerada, por grande parte da população, como muito lenta e de baixa qualidade, como são os casos de órgãos prestadores de serviços nas áreas de saúde e justiça.
Diante desse cenário, a Controladoria Geral de um determinado ente realizou uma auditoria operacional na Secretaria de Saúde do ente para avaliar a excelência dos serviços prestados.
Durante o procedimento fiscalizatório, a equipe apurou que, ao final de todo atendimento pela área de emergência, é disponibilizada uma pesquisa de satisfação.
Apurou-se que, em 2021, 95% dos usuários do serviço alegaram que o serviço e lento e muito burocrático, o que gerou um atendimento de má qualidade.
Após se questionado pela equipe de auditoria, o responsável para área de emergência alegou que, devido à falta de pessoal, o setor de emergência não possui um mapeamento de processos atualizados.
Considerando que a situação hipotética, redija um texto dissertativo, com vista à busca pela excelência na prestação dos serviços públicos de saúde. Em seu texto, atenda, necessariamente, ao que se pede a seguir:
1 Como melhorar a qualidade na prestação dos serviços públicos?
2 Em que medida as técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos podem contribuir para a prestação de um serviço público de qualidade?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A avaliação de impacto de políticas públicas e programas sociais representa um dos maiores desafios para gestores públicos, dada a complexidade de definir e alcançar objetivos coletivos. Esse processo exige a formulação cuidadosa de objetivos, a agregação de preferências individuais e uma extensa coleta de informações, além de reflexão e consulta pública. Objetivos coletivos, uma vez estabelecidos, são formalizados em legislações ou contratos sociais, e programas sociais são criados para induzir as mudanças desejadas, seguindo-se uma teoria de mudança que visa garantir que os benefícios superem os custos.
A eficácia desses programas não se mede apenas pela entrega de produtos, mas também por…
O acesso à informação e a proteção de dados pessoais ocupam papel estratégico no fortalecimento da democracia e na consolidação da cidadania no Brasil. Nesse sentido, a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) consagrou o direito de todo cidadão à transparência ativa e passiva dos órgãos públicos, ampliando o controle social sobre a gestão estatal. Já a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018) surgiu como marco regulatório para assegurar a privacidade dos indivíduos diante do uso crescente de dados em ambientes digitais, buscando equilibrar inovação tecnológica e salvaguarda de direitos fundamentais.
Entretanto, a efetividade desses diplomas legais enfrenta desafio…
Na gestão do Órgão Público ABC, a fim de promover uma adequada orientação quanto aos objetivos a serem cumpridos para o alcance da visão e da missão organizacional, identificou-se a necessidade de realizar a reformulação do planejamento estratégico.
Ademais, a gestão havia realizado uma análise SWOT sobre o Órgão Público ABC, em que o resultado identificou que a melhor estratégia a ser adotada pelo órgão seria uma estratégia de crescimento.
Foi recomendada, como forma de implementar estratégias adequadas, a elaboração de uma matriz GUT.
Diante da situação hipotética apresentada, responda ao que se solicita a seguir.
- Discorra sobre as quatro dimensões da sigla SWOT.
- Identifique as dimensões …



