Considere o seguinte cenário hipotético:
A União editou uma lei ordinária há alguns anos com o objetivo de criar uma política de incentivos fiscais que fomente a indústria automobilística a longo prazo, com metas de exportação e subsídios para aquisição de insumos necessários para o processo produtivo.
Nesse sentido, alguns artigos dessa lei dispuseram a necessidade de se regulamentar o escopo desses incentivos, a magnitude dessas metas e o montante de subsídios que cada empresa teria direito frente às aquisições de uma lista de insumos.
Um ano após a promulgação da lei, o Executivo editou um Decreto regulamentando os seguintes pontos:
1. Concessão de subsídios tributários sobre diversos tributos federais cobrados sobre produção doméstica.
2. Elevação das tarifas de importação sobre automóveis.
3. Desoneração dos impostos federais cobrados sobre exportações.
Após análise do Senador Alberto Doria, concluiu-se que o regulamento em seus três artigos exorbitou o seu espaço, ultrapassando os limites da lei. Portanto, será apresentado um projeto de decreto legislativo visando à sustação dos artigos do regulamento sobre os três itens acima que exorbitaram do poder regulamentar.
Elabore uma JUSTIFICAÇÃO dessa proposição legislativa, abordando apenas aspectos econômicos e orçamentários, que contemple os efeitos e consequências sobre:
a) missallocation dos subsídios tributários;
b) inequidade horizontal da tributação e arrecadação dos subsídios tributários;
c) custos de conformidade dos subsídios tributários;
d) abertura da economia afetada pelas tarifas de importação;
e) focalização dos subsídios tributários.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
“O Brasil deu um passo importante na direção da descarbonização da economia. A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (04/10), o projeto de lei 412/2022, que cria o Sistema Brasileiro do Comércio de Emissões (SBCE) e regulamenta o mercado de carbono no país. Se não forem apresentados recursos ao plenário, o PL segue diretamente para apreciação da Câmara.”
https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/comissao-de-meio-ambiente-do-senado-aprova-pl-do-mercado-regulado-de-carbono
Em relação ao tema, elabore uma dissertação, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:
1. Conceitue crédito de carbono.
2. Indique o que é o SBCE e aprese…
“A globalização, ao mesmo tempo em que amplia mercados e dinamiza o fluxo de capitais, traz consigo contradições profundas. No plano comercial, fortalece cadeias globais de valor, mas aprofunda a dependência de países especializados na exportação de produtos primários. No plano financeiro, a mobilidade quase instantânea de capitais potencializa oportunidades de investimento, mas também acentua vulnerabilidades, como as crises cambiais e a instabilidade econômica. O desafio, portanto, é pensar políticas capazes de equilibrar integração internacional e proteção da soberania econômica.”
STIGLITZ, Joseph. A globalização e seus malefícios. São Paulo: Futura, 2002.
Tendo como base o texto motivado…
Uma usina industrial localizada às margens de um rio lança resíduos químicos em suas águas. Embora a usina seja lucrativa e gere empregos, suas atividades afetam negativamente terceiros, como pescadores, o abastecimento de água e o turismo da região.
Considerando os conceitos microeconômicos de falhas de mercado e externalidades, em um total de 20 a 30 linhas, discorra sobre:
a) que tipo de externalidade está presente neste caso e o porquê representa uma falha de mercado.
b) como esta situação reflete a divergência entre custo privado e custo social.
c) duas possíveis intervenções governamentais, justificando como essas corrigem essa externalidade.
d) a aplicabilidade do Teorema de Coase nes…



