Considere o seguinte cenário hipotético:
A União editou uma lei ordinária há alguns anos com o objetivo de criar uma política de incentivos fiscais que fomente a indústria automobilística a longo prazo, com metas de exportação e subsídios para aquisição de insumos necessários para o processo produtivo.
Nesse sentido, alguns artigos dessa lei dispuseram a necessidade de se regulamentar o escopo desses incentivos, a magnitude dessas metas e o montante de subsídios que cada empresa teria direito frente às aquisições de uma lista de insumos.
Um ano após a promulgação da lei, o Executivo editou um Decreto regulamentando os seguintes pontos:
1. Concessão de subsídios tributários sobre diversos tributos federais cobrados sobre produção doméstica.
2. Elevação das tarifas de importação sobre automóveis.
3. Desoneração dos impostos federais cobrados sobre exportações.
Após análise do Senador Alberto Doria, concluiu-se que o regulamento em seus três artigos exorbitou o seu espaço, ultrapassando os limites da lei. Portanto, será apresentado um projeto de decreto legislativo visando à sustação dos artigos do regulamento sobre os três itens acima que exorbitaram do poder regulamentar.
Elabore uma JUSTIFICAÇÃO dessa proposição legislativa, abordando apenas aspectos econômicos e orçamentários, que contemple os efeitos e consequências sobre:
a) missallocation dos subsídios tributários;
b) inequidade horizontal da tributação e arrecadação dos subsídios tributários;
c) custos de conformidade dos subsídios tributários;
d) abertura da economia afetada pelas tarifas de importação;
e) focalização dos subsídios tributários.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma usina industrial localizada às margens de um rio lança resíduos químicos em suas águas. Embora a usina seja lucrativa e gere empregos, suas atividades afetam negativamente terceiros, como pescadores, o abastecimento de água e o turismo da região.
Considerando os conceitos microeconômicos de falhas de mercado e externalidades, em um total de 20 a 30 linhas, discorra sobre:
a) que tipo de externalidade está presente neste caso e o porquê representa uma falha de mercado.
b) como esta situação reflete a divergência entre custo privado e custo social.
c) duas possíveis intervenções governamentais, justificando como essas corrigem essa externalidade.
d) a aplicabilidade do Teorema de Coase nes…
Gás natural: ANP aprova Relatório de Análise de Impacto Regulatório sobre regulamentação do acesso a infraestruturas essenciais.
A Diretoria da ANP aprovou ontem (16/5) o Relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR) relativo ao acesso às infraestruturas essenciais de gás natural, etapa do processo de regulamentação do acesso de terceiros aos gasodutos de escoamento da produção, às instalações de tratamento ou processamento de gás natural e aos terminais de gás natural liquefeito (GNL).
O relatório foi produzido pelo Grupo de Trabalho (GT) instituído pela Portaria ANP nº 116, de 19 de abril de 2022, composto por diferentes áreas técnicas da Agência. O objetivo do GT é propor a regulamen…
Comissão debate fortalecimento das agências reguladoras
“A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (12), uma audiência pública sobre o fortalecimento das agências reguladoras. As agências reguladoras são órgãos públicos autônomos responsáveis por fiscalizar e regulamentar setores essenciais como saúde, energia, telecomunicações e transportes. Elas buscam garantir que serviços — muitas vezes prestados por empresas privadas — sejam oferecidos com qualidade e segurança.”
Fonte: Agência Câmara de Notícias. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/1186404-comissao-debate-fortalecimento-das-agencias-reguladoras/
Os fatos narrados na n…



