Diante de relatórios produzidos no âmbito da Controladoria-Geral da União constatou-se a existência de esquema de corrupção para desvio de verbas vinculadas destinadas à construção de edificações públicas que abrigariam órgãos públicos federais. Houve, então, a constituição de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), no âmbito do Congresso Nacional. A referida Comissão foi criada mediante requerimento de 173 Deputados e 31 Senadores, totalizando 204 parlamentares. Além disso, a CPMI foi instituída com 10 (dez) Senadores e 10 (dez) Deputados, respeitado o princípio da proporcionalidade partidária.
No decorrer do processo e da instrução processual, foi necessária a determinação da quebra de sigilo bancário de um dos investigados, o que foi prontamente levado à efeito.
No curso da investigação constatou-se a participação do Ministro de Estado da Educação nas fraudes investigadas. Foi comprovado, também, que o Presidente da República teve ciência de tal fato e não tomou medidas efetivas para responsabilização de seu subordinado. Após a conclusão dos trabalhos da CMPI, houve o encaminhamento do Relatório Conclusivo para a Câmara dos Deputados, a fim que essa julgue o Presidente da República por crime de responsabilidade.
Contudo, houve insurgência por parte de alguns parlamentares, ao argumento de que não foi obedecido o quórum de instituição e que o Regimento Comum do Congresso Nacional estabelece a quantidade mínima de 11 (onze) Senadores e 11 (onze) Deputados em suas Comissões, razão pela qual o trabalho realizado estaria eivado de vício insanável, ante a inobservância do exigível aspecto formal.
Considerando a situação acima descrita, bem como o regramento constitucional e regimental aplicável às CPI’s, redija um texto dissertativo analisando necessariamente os seguintes aspectos:
- Qual o conceito de Comissão Parlamentar de Inquérito?
- O quórum para criação da CPMI foi observado?
- A quebra do sigilo bancário foi correta? Liste exemplos de poderes investigatórios não aplicáveis à CPMI.
- O encaminhamento dado pela CPMI ao final de seus trabalhos foi correto?
- A composição dos membros viola algum aspecto do Regimento Comum do Congresso Nacional?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere que a União possui política industrial voltada ao estímulo de exportações, investimento, pesquisa e inovação:
Idealize que no bojo de tal política sejam concedidos benefícios fiscais tais como: redução a zero do IR incidente em despesas com prestação de serviços de logística de exportação; • redução a zero do IR incidente em despesas com promoção comercial por parte de empresas exportadoras de serviços; dedução em dobro, da base de calculada do IRPJ e da CSLL, das despesas com capacitação do próprio pessoal; • suspensão da cobrança de IPI, PIS e Cofins incidentes sobre peças e materiais destinados à construção de navios novos por estaleiros nacionais; • depreciação acelerada para o…
Considerando o que dispõe o Regimento Interno da Câmara dos Deputados (RICD) quanto à figura do Líder de representações partidárias ou de Blocos Parlamentares, redija um texto dissertativo respondendo aos seguintes questionamentos:
1) Quais os requisitos para a indicação de uma liderança partidária
ou de Bloco Parlamentar? Há prazo definido para a atividade?
2) Quais as prerrogativas do Líder?
3) Quais os principais aspectos relacionados à formação de um
Bloco Parlamentar?
Tramita na comissão competente para apreciar a admissibilidade e o mérito da proposição legislativa no âmbito da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº X, de 20 de setembro de 2023, apresentado pelo Deputado Federal João, que tem por objeto “o acesso, pelos Partidos Políticos, aos recursos do Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, denominado de Fundo Partidário”. De acordo com o Art. 1º dessa proposição, os partidos políticos que tiverem elegido Deputadas Federais em quantitativo equivalente a, no mínimo, um por cento da composição da Câmara dos Deputados, distribuídas em pelo menos cinco unidades da Federação, terão direito aos recursos do Fundo Partidário, obse…



