De acordo com a Resolução n.º 4 de 2009 do Ministério da Educação, o Atendimento Educacional Especializado tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. No caso de deficiências físicas, algumas barreiras podem ser eliminadas com o uso de tecnologia assistiva. Discorra sobre as tecnologias assistivas na perspectiva da educação inclusiva.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
No projeto político-pedagógico do Ensino Fundamental e no regimento escolar, o aluno tem um papel fundamental. Discorra sobre a importância e participação dos estudantes na criação do projeto político-pedagógico e do regimento escolar, considerando a Resolução nº 7 de 14 de dezembro de 2010, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
De acordo com a Resolução CNE/CP 01/2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, os sistemas de ensino e estabelecimentos de diferentes níveis converterão as demandas dos afro-brasileiros em políticas públicas de Estado ou institucionais, ao tomarem decisões e iniciativas com vistas a reparações, reconhecimento e valorização da história e cultura dos afro-brasileiros e à constituição de programas de ações afirmativas. Tais medidas devem ser coerentes com um projeto de escola, de educação, de formação de cidadãos que explicitamente se esbocem nas relações pedagógicas cotidianas. Nesse sentido, explique o que seriam “ações afirmativas”.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394/96), a verificação do rendimento escolar observará alguns critérios específicos. Sobre esse assunto, cite três desses critérios.



