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Q225741 | Direito Administrativo
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2022
Órgao: PGE MS - Procuradoria Geral do Mato Grosso do Sul
Cargo: Procurador do Estado

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A administração pública está sujeita a princípios previstos tanto na Constituição Federal quanto na legislação infraconstitucional, entre os quais se inclui o da finalidade. Considerando a doutrina majoritária, a jurisprudência dos tribunais superiores e as disposições legais relativas à matéria, discorra sobre os seguintes aspectos relacionados ao referido princípio:

1 existência de previsão legal específica, com a respectiva fundamentação, e sentidos desse princípio; [valor: 2,00 pontos]

2 conceito de desvio de finalidade e consequências legais, inclusive sobre eventual convalidação de ato praticado com desvio de finalidade; [valor: 3,75 pontos]

3 possibilidade ou impossibilidade de tredestinação lícita. [valor: 3,75 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaDireito Administrativo
BancaCebraspe (Cespe)

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arianegmorato
arianegmorato
Inscrito
2 anos atrás
  • A Lei 9784/99 possui previsão expressa do princípio da finalidade;
  • Já a Lei da Ação Popular dispõe sobre o conceito de desvio de finalidade;
  • Ressalta-se que a Lei 9784, em seu art. 55, dispõe sobre a possibilidade de convalidação de ato com defeito sanável, entretanto, a finalidade constitui defeito insanável não sendo possível a sua convalidação, isso porque visa interesse alheio ao público;
  • A jurisprudência é consolidada ao admitir a tredestinação lícita quando a finalidade ainda objetiva o interesse público.