Os agentes diuréticos são fármacos que promovem uma perda de íons sódio e água do organismo, com consequente aumento no fluxo da urina. Eles são classificados de acordo com a sua estrutura química e mecanismos de ação. Os diuréticos benzotiadiazídicos e sulfonamídicos assemelham-se quanto à ação do ponto de vista farmacológico, apesar de serem quimicamente diferente.
Sobre o uso desses diuréticos, responda aos itens a seguir.
I. Indique os usos terapêuticos dessa classe de diuréticos.
II. Explique as causas de 3 efeitos adversos que ocorrem devido ao seu uso continuado, geralmente em pacientes idosos.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (CONITEC) publicou diretrizes metodológicas para acompanhar os gastos com medicamentos, um dos itens de maior despesa dos Sistemas de Atenção à Saúde.
Entre essas diretrizes, destaca-se a Diretriz de Avaliação Econômica.
a) Considerando este documento, indique as denominações dos quatro tipos fundamentais de avaliações econômicas.
b) A mensuração dos custos é uma etapa desafiadora nas avaliações, visto que refletem o funcionamento da economia na qual a tecnologia está inserida e expressam a estrutura organizacional do serviço de saúde, suas respectivas práticas e condutas, remuneração etc. Diferencie os 3 (três) tip…
Os testes de laboratório, além da correta indicação, para que tenham utilidade clínica, precisam apresentar algumas características de desempenho para garantir o grau de confiabilidade necessária. Nesse sentido, são importantes a precisão, a exatidão, a sensibilidade, a especificidade e os valores preditivos positivo e negativo.
Assim sendo, apresente os conceitos clínicos e analíticos de cada uma dessas características de desempenho laboratorial.



