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Q223365 | Direito Administrativo e Controle Externo
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2023
Questão inédita Padrão de resposta Resolução em texto50 linhas Resolução de Aluno +90%

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Por força da Decisão nº 159/202X, o Tribunal de Contas do Distrito Federal autorizou a realização de procedimento fiscalizatório na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federa (SEE/DF).

A SEE/DF firmou contrato com a Empresa BCT Transportes Ltda. em 202X, a qual foi contratada para prestação do serviço de transporte escolar.

O procedimento fiscalizatório visa apurar denúncias de irregularidades contratuais e má prestação de serviço, o que estaria resultando em comprometimento da frequência escolar dos alunos atendidos.

A Secretaria de Controle Externo iniciou a auditoria, por meio do Processo nº 123/202X. Durante a fase de execução, o contrato encontrava-se vigente, tendo finalizado os dois primeiros meses. Os auditores encontraram os seguintes achados:

Achado 1: O contrato previa a utilização de 10 ônibus novos (zero quilômetro) para atender a várias localidades. Foi calculado um total de 6.000km, por mês, para atender a todos os itinerários, sem possibilidade de compensação de km ao longo do contrato. Verificou-se que, ao final do segundo mês, cada ônibus registrava, em média, 1.000 quilômetros rodados. No período, não foi identificado fato que justificasse a não prestação completa do serviço.

O valor definido em contrato foi de R$100,00 por quilômetro efetivamente rodado. Após analisar as ordens bancárias de pagamento, atestadas pelo executor do contrato, o valor pago pela SEE/DF à empresa, pelos dois meses de serviço, foi R$ 1.200.000,00, isto é, R$600.000,00 por mês.

A prestação do serviço foi atestada pelo executor do contrato e autorizada pelo ordenador de despesas, mas não foi comprovada má-fé de nenhum dos servidores.

Achado 2: A SEE/DF abriu processo interno para contratar um sistema que permita um gerenciamento dinâmico e que otimize o percurso de todos os itinerários, a fim de melhorar a prestação do serviço de transporte escolar. Para tal, é prevista a utilização da modalidade diálogo competitivo. Segundo o Secretário de Educação do DF, a escolha pela modalidade tem por razão a impossibilidade de definir com precisão as especificações técnicas do sistema. Além disso, é preciso definir também a solução técnica mais adequada; os requisitos técnicos aptos a concretizar a solução; e a estrutura jurídica ou financeira do contrato.

A auditoria foi realizada no período entre 15.01.202X a 18.07.202X. Para fins de resolução, exclua o nome e o cargo e considere que se trata do primeiro relatório de auditoria do setor no ano 202X.

Com relação à situação hipotética apresentada e com base na Lei nº 14.133/2021 e legislações correlatas, redija um Relatório de Auditoria, nos moldes do Manual de Redação Oficial do TCDF – 2ª edição, a ser encaminhado ao Diretor, contendo propostas de decisão ao Plenário. Deve-se, necessariamente, atender ao que se pede a seguir:

  1. Estrutura do relatório de auditoria. [valor: 4,00 pontos]
  2. Análise do Achado 1, indicando as consequências previstas na legislação para o contrato, bem como o montante do dano ao erário (se houver). [valor: 12,00 pontos]
  3. Análise do Achado 2, indicando quais são as principais características do diálogo competitivo. [valor: 12,00 pontos]
  4. Conclusão e sugestões ao jurisdicionado, indicando, quanto ao Achado 1, a possibilidade de aplicação de sanções ao contratado e de caracterização de improbidade administrativa dos agentes públicos; e, quanto ao Achado 2, os procedimentos que devem ser realizados antes da publicação do Edital de licitação para a efetivação do diálogo competitivo. [valor: 10,00 pontos]

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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