Criados durante a Primeira Guerra Mundial e usados posteriormente como arma química, os agrotóxicos tornaram-se assunto comum entre os brasileiros. Eles são utilizados hoje nas lavouras para o controle de pragas e doenças, evitando os prejuízos econômicos dos agricultores. A atenção e fiscalização em relação ao seu uso de maneira adequada é uma das preocupações do Conselho de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB). Isso porque a aplicação desses produtos químicos está diretamente relacionada à segurança alimentar das famílias paraibanas.
Segundo o engenheiro agrônomo João Alberto de Souza, diretor do Crea-PB, um alimento seguro é aquele no qual não há resíduos de agrotóxicos ou aqueles que, mesmo tratados com agrotóxicos, apresentam um limite máximo de resíduos permitido pela legislação e determinado pela Anvisa.
Quem pode orientar os produtores sobre esse limite é o engenheiro agrônomo que, através do Receituário Agronômico, indica se é necessário e qual o tipo de produto apropriado para determinada cultura, em qual período da safra deverá ser aplicado, em que quantidade e quaisquer outras especificações técnicas necessárias. Segundo João Alberto, a compra dos agrotóxicos se assemelha aos remédios que exigem receitas, como os antibióticos. “Da mesma forma que esses medicamentos só podem ser vendidos com a receita médica, os agrotóxicos também só devem ser comercializados mediante a emissão do receituário agronômico por um agrônomo, responsável técnico por uma empresa ou produtor”, explica.
De acordo com o agrônomo, muitos agricultores ainda usam o produto sem receber essa orientação. “O grande risco é que, sem receber a assistência técnica do engenheiro agrônomo, eles podem estar usando produtos que não estejam registrados para a cultura, em dose excessiva, até porque existe uma dificuldade em entender os rótulos e bulas”, comenta.
Fonte: https://g1.globo.com/pb/paraiba/especial-publicitario/conselho-regional-de-engenharia-e-agronomia-da-paraiba/crea-pb/noticia/2019/07/23/agrotoxicos-e-a-segurancaalimentar.ghtml
Considerando as ideias apresentadas no texto acima, defina intervalo de segurança e intervalo de reentrada na utilização dos agrotóxicos. Em seguida, explique por que é importante respeitar esses prazos e, por último, como o receituário agronômico pode auxiliar no controle desses intervalos.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



