Texto I
A ameaça do novo coronavírus impôs o distanciamento social e provocou mudanças que atingiram também o sistema prisional. No entanto, não impediu a continuidade de boas iniciativas voltadas para a recuperação e ressocialização dos detentos. O Curso do projeto “Maxi Crochê – Tecendo a diversidade” foi concluído neste mês. Entre os participantes estão condenadas por crimes como homicídio, latrocínio, tráfico, roubo e furto, que hoje se encontram em processo de recuperação e de qualificação, em busca de uma nova vida quando retornarem à liberdade.
“O aprendizado permitiu às participantes descobrir que têm capacidade de construir algo belo, muito diferente do crime, da prostituição e das drogas”, destaca a policial penal e psicóloga. O grupo participante do curso foi selecionado por uma comissão técnica de classificação formada por diferentes servidores da unidade prisional como assistente social, pedagogo, psicólogo, enfermeiro, analista jurídico e representante do núcleo de segurança. Uma das exigências para a seleção foi a condição de pertencer ao público LGBT, sendo avaliado também o interesse do candidato durante entrevista.
https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/10/25/interna_gerais,1197890/conheca-a-ressocializacao-para-quem-ainda-nao-ganhou-a-liberdade.shtml
Texto II
A prisão foi um modelo de repressão encontrado pela humanidade para punir aqueles indivíduos que violam o contrato social entre a sociedade e o Estado. As primeiras leis penais na Idade Média, entre os séculos X e XV baseavam-se na tortura, adotando uma punição ilimitada e desregrada. Naquela época, as prisões eram meras formas de concentração do indivíduo a fim de preservá-lo fisicamente até o momento do julgamento e execução das verdadeiras penas – mutilações, penas infamantes e inclusive penas de morte. Os indivíduos pagavam sua pena com seu próprio corpo, os chamados suplícios.
https://www.politize.com.br/sistema-prisional-e-direitos-humanos-entenda/
Considere os argumentos e as críticas apresentados nos textos lidos. A partir deles, redija um texto dissertativo-argumentativo, de 20 a 30 linhas, que contemple a seguinte questão:
SISTEMA PRISIONAL: O DESAFIO DA RESSOCIALIZAÇÃO E O RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS
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Texto I
A ameaça do novo coronavírus impôs o distanciamento social e provocou mudanças que atingiram também o sistema prisional. No entanto, não impediu a continuidade de boas iniciativas voltadas para a recuperação e ressocialização dos detentos. O Curso do projeto “Maxi Crochê – Tecendo a diversidade” foi concluído neste mês. Entre os participantes estão condenadas por crimes como homicídio, latrocínio, tráfico, roubo e furto, que hoje se encontram em processo de recuperação e de qualificação, em busca de uma nova vida quando retornarem à liberdade.
“O aprendizado permitiu às participantes descobrir que têm capacidade de construir algo belo, muito diferente do crime, da prostituição e das…
Atente para o seguinte texto:
Na primeira metade do século passado, o educador baiano Anísio Teixeira formulava princípios que considerava essenciais para um ensino de qualidade em nosso país. Entre eles estava o compromisso de se desenvolver sobretudo a capacidade do pensamento crítico do educando, para além da aquisição de informações.
Redija um texto dissertativo-argumentativo no qual você exponha com clareza sua posição crítica acerca da convicção de Anísio Teixeira, ao tempo da internet e das múltiplas conexões digitais.
A partir da leitura dos textos motivadores e com base em seus conhecimentos, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal na língua portuguesa oficial do Brasil, com base no tema “A relevância dos museus para a nossa contínua construção social”.
Texto 1 – Aprovada nova definição de museu
(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto original está disponível em https://www.gov.br/
museudoindio/ptbr/assuntosnoticias/2022/2022-noticias-durante-o-periodo-de-defeso-eleitoral/aprovada-
nova-definicao-demuseu#:~text=Um%20museu%20%C3%A9%20uma%20institui%C3%A7%C3%A3o,a%
20diversidade%20e%20a%20sustentabilidade).
“Um museu é uma instituição permanente, se…



