A revisão histórica nos revela que a assistência educacional em estabelecimentos carcerários foi novamente ressignificada pela perspectiva de educação como direito de todos, consolidada com a promulgação da Constituição Federal de 1988, conforme se lê em seu artigo 205: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Alisson J. O. Duarte; Helena O. Sivieri Pereira. Aspectos históricos da educação escolar nas instituições prisionais brasileiras do período imperial ao século XXI. Educação Unisinos, p. 344-52, 2018 (com adaptações).
Tendo o texto precedente como motivador e considerando o status constitucional da educação como direito de todos os brasileiros bem como a realidade imposta pela pandemia causada pelo vírus covid-19, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NO ÂMBITO PRISIONAL
Ao elaborar seu texto, discorra sobre a relação entre a educação e a ressocialização das pessoas encarceradas; e discuta como a educação a distância poderia ser usada no ambiente prisional para amenizar o impacto da pandemia, apresentando um exemplo desse recurso e uma possível dificuldade — técnica ou de outra natureza — a ser superada nesse ambiente.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
O que é etarismo no mercado de trabalho?
O etarismo no mercado de trabalho pode ser entendido como toda forma de preconceito e/ou discriminação, estereótipo e outras simulações que são baseadas na idade do profissional. O etarismo também envolve os profissionais mais jovens, mas devido a fatores culturais, a realidade é que ele afeta de forma mais acentuada a faixa etária acima dos 50 anos.
Isso porque existem fatores culturais na sociedade que direcionam as pessoas a pensarem que, com a idade mais avançada, as pessoas perdem a capacidade de desempenhar suas funções.
No entanto, com o aumento da expectativa de vida, esses conceitos precisam ser revistos, já que a tendência é que, cad…
Texto I: Cultura periférica é uma das mais relevantes nos últimos 20 anos. – Expoentes da dança e da música criadas nas periferias participarão de um evento no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP para analisar essas expressões artísticas […]. No ano passado, quatro eventos do ciclo trataram dos temas literatura, teatro, produções audiovisuais e pixo/grafitti. Jornal da USP no Ar conversou com Helena Katz, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), crítica de dança e coordenadora do Centro de Estudos em Dança (CED), que fundou em 1986;[…]. De acordo com a professora Helena, é muito importante que a academia tenha aberto espaço para o campo …
Texto I
O filme de Hollywood À procura da felicidade [The Pursuit of Happyness] estourou em 2006, com uma bilheteria de 307077300 dólares. Baseado no Best-seller autobiográfico de Christopher Gardner – um afro-americano de classe média baixa que saiu da pobreza e se tornou um homem de negócios bem-sucedido, corretor da Bolsa e palestrante motivacional –, o filme se passa no início dos anos 1980 e começa com Ronald Reagan na televisão, anunciado más notícias sobre a economia. O momento não poderia ser pior para Gardner e sua mulher, Linda, ambos com dificuldades para manter fora da pobreza a si mesmos e ao filho de cinco anos. […]
Um aspecto interessante do sucesso internacional do film…



