No dia 4/5/2022, uma equipe de policiais militares foi informada por transeuntes sobre um forte odor proveniente do interior de uma residência abandonada. Ao chegarem à porta dessa residência, os policiais perceberam que o portão estava aberto e que, no chão, havia um rastro de gotículas semelhantes a sangue. Através de uma das janelas de vidro da residência, visualizaram um cadáver humano. Então, preservaram o local e acionaram a polícia civil, para os procedimentos cabíveis. Durante a perinecroscopia, o perito criminal descreveu que, no início da perícia, a casa estava totalmente fechada, sem qualquer sinal de arrombamento. A vítima estava suspensa por uma corda, com uma grande coleção sanguínea sob o corpo, devido à amputação bilateral das mãos (peças anatômicas que foram encontradas dentro de uma sacola plástica hermeticamente fechada, no interior do canil da residência). Uma das extremidades da corda estava fixada num caibro de madeira do telhado, enquanto a outra envolvia o pescoço do cadáver num laço único, supra-hióideo, oblíquo, ascendente e descontínuo, cujo nó tangenciava o osso occipital. O pé direito do cadáver era a única parte dele que estava em contato com o solo. Ao lado da vítima, foi encontrada uma faca de cozinha suja de sangue. Por fim, o perito criminal ainda descreveu o sinal de Romanese em sete lesões superficiais produzidas por arma branca, localizadas na parte externa do antebraço direito do cadáver.
Com base nos dados apresentados na situação hipotética anterior, disserte, fundamentadamente, na qualidade de delegado de polícia responsável pelas investigações, a respeito dos seguintes aspectos, para balizar a instauração do inquérito policial:
1 a modalidade de asfixia da vítima;
2 a energia/ação vulnerante nas lesões encontradas nas mãos do cadáver (conforme a classificação de Borri);
3 o sinal no antebraço do cadáver;
4 a provável causa jurídica da morte.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Explique, fundamentadamente, com menção aos dispositivos legais pertinentes, se é possível a inversão na ordem das etapas da cadeia de custódia. Em seu texto, indique exemplos e seus respectivos dispositivos legais.
A respeito de toxicologia forense, elabore um texto dissertativo, atendendo ao que se pede a seguir.
1 Conceitue a síndrome do body packer. [valor: 10,00 pontos]
2 Conceitue a síndrome do body pusher. [valor: 10,00 pontos]
3 Indique as principais semelhanças entre a síndrome do body packer e a síndrome do body pusher. [valor: 3,75 pontos]
O processo de identificação médico-legal exige não somente o conhecimento de técnicas médico-legais, mas também o entendimento das suas ciências acessórias. Ele pode ser efetuado quanto aos seguintes aspectos: espécie, raça, sexo, idade, estatura, sinais individuais, sinais profissionais, biotipo, tatuagens, cicatrizes, dentes, palatoscopia, queiloscopia, entre outros.
Considerando o texto precedente como motivador, redija um texto dissertativo informando os cinco tipos étnicos fundamentais e suas principais características segundo a classificação de Ottolenghi.



