No dia 4/5/2022, uma equipe de policiais militares foi informada por transeuntes sobre um forte odor proveniente do interior de uma residência abandonada. Ao chegarem à porta dessa residência, os policiais perceberam que o portão estava aberto e que, no chão, havia um rastro de gotículas semelhantes a sangue. Através de uma das janelas de vidro da residência, visualizaram um cadáver humano. Então, preservaram o local e acionaram a polícia civil, para os procedimentos cabíveis. Durante a perinecroscopia, o perito criminal descreveu que, no início da perícia, a casa estava totalmente fechada, sem qualquer sinal de arrombamento. A vítima estava suspensa por uma corda, com uma grande coleção sanguínea sob o corpo, devido à amputação bilateral das mãos (peças anatômicas que foram encontradas dentro de uma sacola plástica hermeticamente fechada, no interior do canil da residência). Uma das extremidades da corda estava fixada num caibro de madeira do telhado, enquanto a outra envolvia o pescoço do cadáver num laço único, supra-hióideo, oblíquo, ascendente e descontínuo, cujo nó tangenciava o osso occipital. O pé direito do cadáver era a única parte dele que estava em contato com o solo. Ao lado da vítima, foi encontrada uma faca de cozinha suja de sangue. Por fim, o perito criminal ainda descreveu o sinal de Romanese em sete lesões superficiais produzidas por arma branca, localizadas na parte externa do antebraço direito do cadáver.
Com base nos dados apresentados na situação hipotética anterior, disserte, fundamentadamente, na qualidade de delegado de polícia responsável pelas investigações, a respeito dos seguintes aspectos, para balizar a instauração do inquérito policial:
1 a modalidade de asfixia da vítima;
2 a energia/ação vulnerante nas lesões encontradas nas mãos do cadáver (conforme a classificação de Borri);
3 o sinal no antebraço do cadáver;
4 a provável causa jurídica da morte.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Discorra sobre abortamento, aborto e sua importância para a perícia, abordando os seguintes aspectos:
1 conceito de abortamento e aborto; [valor: 5,75 pontos]
2 tipos de aborto (no mínimo três); [valor: 6,00 pontos]
3 descrição dos principais meios abortivos; [valor: 6,00 pontos]
4 discussão sobre a legalidade desse procedimento no Brasil. [valor: 6,00 pontos]
Um homem de 33 anos de idade, após libação alcoólica e consumo de drogas, envolveu-se em uma briga com um casal e, em seguida, foi encontrado morto, com sinais de asfixia. Não foram exploradas laboratorialmente as evidências cadavéricas, e a necropsia apontou um conjunto de evidências fracas que levaram à causa mortis de esganadura.
A partir da situação hipotética precedente, discorra sobre o valor de eventual exumação meses após a inumação do cadáver mencionado, abordando seu enquadramento no Código de Processo Penal (CPP), a dinâmica básica dessa perícia, sua técnica básica e respectiva finalidade.
Uma delegacia de determinada cidade do estado de Rondônia recebeu comunicação de que havia sido encontrado, em uma região de mata, o corpo de um indivíduo do sexo masculino, com o abdômen apresentando perfurações, insetos e larvas e sinais de morte violenta.
Em face da situação hipotética apresentada, discorra sobre morte violenta, abordando os seguintes aspectos:
1 conceito de morte violenta e sua relação com as possíveis causas jurídicas da morte; [valor: 10,75 pontos]
2 identificação dos fenômenos abióticos no corpo encontrado e sua importância para a investigação criminal e a cronotanatognose. [valor: 13,00 pontos]



