O Tribunal de Justiça do estado Ceará celebrou um contrato com a empresa Alfa, denominado “Locação de veículos”. A empresa Alfa era sediada em Caucaia-CE.
Alfa foi contratada para realizar o transporte móvel de servidores dentro do Município de Fortaleza. Toda a prestação do serviço ficou sob a responsabilidade da empresa cedente (escala de motoristas, seleção e manutenção dos veículos).
Além disso, não havia qualquer tipo de subordinação do serviço prestado para com o Tribunal.
Na celebração do contrato, não havia previsão de recolhimento do ISSQN por parte da empresa, tampouco por parte do Tribunal. O Tribunal possuía o entendimento que não haveria incidência do ISSQN para locação de veículos.
Considerando a situação narrada, a jurisprudência, a Lei Complementar nº 116/2003 e o Código Tributário do Município de Fortaleza, redija um texto dissertativo, que responda de maneira justificada aos seguintes tópicos:
- Assiste razão ao Tribunal ao afirmar que não incide ISSQN sobre a locação de veículos? Explique de acordo com a jurisprudência. [valor: 7,00 pontos]
- Haverá incidência do ISSQN sobre a situação narrada? Explique e indique o sujeito ativo, se for o caso. [valor: 12,00 pontos]
- O Tribunal agiu corretamente ao não prever responsabilidade do recolhimento do ISSQN? Justifique. [valor: 9,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O setor de fiscalização tributária do Distrito Federal constatou que determinada empresa concessionária, que presta serviço público caracterizado como intramunicipal de transporte de passageiros, declara mensalmente que os serviços por ela executados não estariam sujeitos à incidência de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), deixando de recolher o tributo.
Na ocasião da fiscalização, a autoridade fazendária também constatou que a empresa não mantém parte dos livros fiscais tidos por obrigatórios pela legislação distrital, sob a justificativa de que, por não ser contribuinte do imposto, não possui o encargo de manter tais documentos.
Por considerar que tais operações se caracte…
O governo do Distrito Federal editou lei que limita a utilização dos estacionamentos públicos nas quadras residenciais do Plano Piloto pelo período de duas horas, em razão da escassez de vagas nesses locais, e baixou ordem de serviço estabelecendo, aleatoriamente, o pagamento do valor de R$ 10 pela utilização dos estacionamentos pelo referido prazo ou pela sua fração. Os valores arrecadados serão destinados à execução de obras públicas nos limites das quadras pelas associações de moradores, que serão responsáveis pela fiscalização e pela cobrança do pagamento do valor referente ao uso do estacionamento. De acordo com a referida lei, caberá aos responsáveis pelas associações de moradores acio…
Jeremias, domiciliado no Município de Águas Lindas de Goiás/GO é proprietário de um terreno localizado na região administrativa de Samambaia/DF, efetuou a permuta do referido terreno com João, domiciliado na região administrativa de Ceilândia/DF, que, em contrapartida, entregou a Jeremias uma chácara localizada na área rural da região administrativa de Brazlândia. Ambos os imóveis tinham o mesmo valor.
O negócio foi realizado por meio de lavratura de escritura pública de permuta, no dia 15/02/2020, em cartório localizado na região administrativa de Taguatinga. O registro da aquisição do imóvel urbano no Cartório de Registro de Imóveis foi realizado no mesmo dia.
O terreno, localizado em perí…



