Leia estes textos.
TEXTO I
Presidente da Liesa fala do cancelamento dos desfiles: ‘temos que conseguir soluções para os
profissionais do carnaval’
O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira, conversou com o site CARNAVALESCO sobre a decisão do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, de cancelar os desfiles em 2021 das escolas de samba, que estavam previstos para o mês de julho, devido à pandemia da Covid-19.
“É uma decisão difícil, mas com coerência diante do atual cenário. A nossa maior preocupação agora é conseguir solução para todas escolas de samba e os profissionais que trabalham na cadeia produtiva do carnaval”, disse Castanheira.
[…]
Disponível em: <https://bityli.com/onJr9>. Acesso em: 20 fev. 2021 (Adaptação).
TEXTO II
Governador do Rio: ‘a gente sabe que a indústria do carnaval não é feita só nos dias dos desfiles’
[…]
Em sua fala para os presentes, Cláudio Castro [governador do Rio de Janeiro] enalteceu o trabalho da secretaria de Cultura com a elaboração dos editais para apoiar o processo das escolhas de sambas virtuais para o Carnaval de 2022.
“A Danielle (secretária) tem olhado pela cultura o tempo inteiro. O que mais deixou me deixou aflito nesse carnaval foi cada emprego que não foi dado, cada pessoa que não trabalhou. A gente sabe que a indústria do carnaval não é feita só nos dias dos desfiles. Quando a Dani teve a ideia de pegar o dinheiro do ICMS e ajudar essas pessoas, foi o verdadeiro significado de olhar para cada pessoa que faz cultura. Não tenho dúvida que é a medida mais acertada. Com toda dificuldade que o Estado tem, a gente consegue ajudar, estamos preparando o carnaval do ano que vem, mas também um ano de solidariedade. O carnaval abriu de fazer aquilo que mais ama pensando no outro”.
[…]
Disponível em: <https://bityli.com/mg5V8>. Acesso em: 20 fev. 2021 (Adaptação).
Tendo como base as informações dos textos motivadores e seus conhecimentos sobre o assunto, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa argumentando sobre a importância de oferecer alternativas econômicas para as pessoas que trabalham com Carnaval em tempos de pandemia. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista, tendo em vista, também, as possíveis dificuldades encontradas pelos estados e municípios na execução desse tipo de ajuda.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia estes textos.
TEXTO I
Após muito refletir sobre a sociedade em rede e a galáxia da internet, o sociólogo espanhol Manuel Castells (2001) chegou à conclusão de que a internet é “o tecido de nossas vidas” (p. 7). Ouso dizer que esta afirmação, quando aplicada ao contexto da pandemia de Covid-19, nunca fez tanto sentido. Com a necessidade do distanciamento social como medida-chave para evitar a propagação do novo coronavírus, a internet e, mais especificamente, as mídias sociais, permitem que bilhões de pessoas possam manter contato com suas famílias e amigos enquanto tentam lidar com a grande carga mental gerada neste momento de emergência.
Ironicamente, essas mesmas mídias sociais que aj…
TEXTO I
Usina no coração da floresta
[…]
Última fronteira a ser desbravada, a Amazônia pode gerar 121.246 MW, equivalentes a 48,72% do potencial do país. Além das hidrelétricas, outras 11 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) estão em rios amazônicos – cinco em obras e seis já outorgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
– Estamos planejando com o maior cuidado e procurando reduzir ao mínimo o impacto – afirma Altino Ventura, secretário de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia.
Se forem acrescentadas à lista as usinas de Estreito e Santo Antônio, que entraram em operação em 2011, as novas usinas vão gerar 42.529 MW, o que significa aumento de 53,…
INSTRUÇÃO: Leia os textos motivadores a seguir.
TEXTO I
Federação Paulista lança ação para incentivar presença das mulheres nos estádios
A Federação Paulista de Futebol e os 16 clubes que disputam o torneio estadual criaram uma ação para ampliar a presença das mulheres nos estádios em São Paulo. É o movimento #ElasNoEstádio.
[…]
Para planejar as ações, a entidade encomendou duas pesquisas de opinião entre mulheres. A última delas, realizada pelo Ibope / Repucom em dezembro, indicou que familiares ou amigos próximos costumam desencorajar a ida delas aos estádios. Neste contexto, as entrevistadas relatavam falta de companhia ou incentivo de seu círculo social para ir aos jogos.
Para ilus…



