Leia os textos motivadores a seguir para produzir sua redação.
TEXTO I
Apresentamos uma proposta de inclusão do ensino de Noções de Direito, uma ciência que faz parte do nosso cotidiano, para que os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio tenham uma visão mais apurada dos conceitos de Estado e cidadania.
Assim como são ministradas outras matérias, como Matemática, Biologia, Química, Física, Geografia, entre outras, em razão de sua importância, seria de igual relevância ensinar noções de Ciências Jurídicas.
A ideia é simples: incluir na grade curricular aulas de Direito, de forma elementar, instruindo os alunos acerca do funcionamento das instituições do Estado, bem como uma breve explanação de seus direitos e deveres fundamentais.
Embora pareça algo inovador, já é uma necessidade real em nosso país, dada a grande atividade do Estado, especialmente da Justiça, cuja compreensão é de extrema relevância, especialmente para aqueles que começarão, em breve, a ingressar no mercado de trabalho e, por consequência, se envolverão em relações das mais diversas.
Disponível em: <http://www.direitonasescolas.com/>. Acesso em: 29 jan. 2020.
TEXTO II
Jovem advogado cria projeto para ensinar Constituição em escolas públicas
Premiado pela iniciativa de Barack Obama, o projeto abrange 500 alunos em seis escolas
Quantos artigos constam da Constituição brasileira? Quais direitos e deveres contempla referentes aos cidadãos? O advogado Felipe Neves acostumou-se a esclarecer essas dúvidas nos últimos dois anos. Aos 27 anos, especialista em direito comercial no escritório Lobo & e de Rizzo, Neves é criador do projeto “Constituição nas Escolas”, que oferece aulas de Direito a alunos do Ensino Médio de escolas públicas.
O projeto visa esclarecer quais são as obrigações e direitos do cidadão brasileiro perante a sociedade. “Os estudantes ficam muito surpresos quando digo que saúde e educação, por exemplo, são direitos garantido por lei”, diz Felipe Neves. Esse conhecimento que é levado aos estudantes poderia ser parte do currículo básico. “No Ensino Médio, os alunos têm aulas muito específicas sobre Química, Física, História. Mas não têm lições sobre administração pública, sociedade, sobre o que nós, como cidadãos, somos obrigados a seguir ou quais direitos podemos exigir”, diz o advogado.
Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com
/Carreira/noticia/2017/02/jovem-advogado-cria-projeto-para-ensinar-constituicao-em-escolas-publicas.html>. Acesso em: 29 jan. 2020.
TEXTO III
Projeto de Lei Federal apresentado pelo deputado Fernando Torres (PSD/BA), em 24/02/2015, torna obrigatória a inclusão no Currículo Oficial de Ensino Fundamental e Médio as disciplinas Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito do Consumidor aguarda avaliação do Congresso.
Disponível em: <https://www.camara.leg.br/proposicoes
Web/fichadetramitacao?idProposicao=947708>. Acesso em: 29 jan. 2020 (Adaptação).
Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, REDIJA um texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa, defendendo o tema o ensino de direito na escolas de Educação Básica. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia estes textos.
TEXTO I
Após muito refletir sobre a sociedade em rede e a galáxia da internet, o sociólogo espanhol Manuel Castells (2001) chegou à conclusão de que a internet é “o tecido de nossas vidas” (p. 7). Ouso dizer que esta afirmação, quando aplicada ao contexto da pandemia de Covid-19, nunca fez tanto sentido. Com a necessidade do distanciamento social como medida-chave para evitar a propagação do novo coronavírus, a internet e, mais especificamente, as mídias sociais, permitem que bilhões de pessoas possam manter contato com suas famílias e amigos enquanto tentam lidar com a grande carga mental gerada neste momento de emergência.
Ironicamente, essas mesmas mídias sociais que aj…
TEXTO I
Usina no coração da floresta
[…]
Última fronteira a ser desbravada, a Amazônia pode gerar 121.246 MW, equivalentes a 48,72% do potencial do país. Além das hidrelétricas, outras 11 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) estão em rios amazônicos – cinco em obras e seis já outorgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
– Estamos planejando com o maior cuidado e procurando reduzir ao mínimo o impacto – afirma Altino Ventura, secretário de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia.
Se forem acrescentadas à lista as usinas de Estreito e Santo Antônio, que entraram em operação em 2011, as novas usinas vão gerar 42.529 MW, o que significa aumento de 53,…
INSTRUÇÃO: Leia os textos motivadores a seguir.
TEXTO I
Federação Paulista lança ação para incentivar presença das mulheres nos estádios
A Federação Paulista de Futebol e os 16 clubes que disputam o torneio estadual criaram uma ação para ampliar a presença das mulheres nos estádios em São Paulo. É o movimento #ElasNoEstádio.
[…]
Para planejar as ações, a entidade encomendou duas pesquisas de opinião entre mulheres. A última delas, realizada pelo Ibope / Repucom em dezembro, indicou que familiares ou amigos próximos costumam desencorajar a ida delas aos estádios. Neste contexto, as entrevistadas relatavam falta de companhia ou incentivo de seu círculo social para ir aos jogos.
Para ilus…



