TEXTO I
Inclusão digital: o que é e como funciona o processo de democratização das tecnologias digitais
A inclusão digital é uma forma de democratizar a tecnologia e deixá-la acessível ao maior número de pessoas.
Assim, a qualidade de vida das minorias melhora e elas podem pensar além, em outras perspectivas.
A inclusão digital é, primeiramente, uma conversa ampla. É uma extensão natural, para o ambiente digital, de algo que existe pelas diferenças sociais e culturais que permanecem na sociedade.
No Brasil, não é diferente. A desigualdade social, cultural e física entre as pessoas acaba gerando ainda mais segregação entre elas. A chegada dos computadores e da Internet estava sendo exatamente um prolongamento dessa desigualdade.
Quem tinha privilégios, continuava os tendo, com relação à tecnologia. Entretanto, o próprio meio tecnológico, principalmente a Internet, é uma forma de democratizar conhecimento e oportunidades. E foi para acabar com diferença, que surgiu a inclusão digital.
Assim, esse conceito procura tornar acessível para o maior número de pessoas, a tecnologia, principalmente a Internet.
Segundo um levantamento feito pela The Economist Inteligence Unit em parceria com o Facebook, chamado The Inclusive Internet, nosso país está em 31º lugar geral sobre o nível de Internet inclusiva.
Esse levantamento leva em consideração pontos como a disponibilidade de sinal, ambiente econômico e os custos. Apesar de ainda sabermos que existem muitas questões que precisam ser mais bem trabalhadas aqui no Brasil sobre a inclusão digital, já melhoramos em na Internet inclusiva, já que em 2016 o Brasil ocupava o 78º lugar nessa mesma pesquisa.
[…]
A democratização digital, que pode ser considerado um sinônimo para a inclusão digital, mas, na verdade, é uma consequência dela, pode ser realizada pelos governos ou pelas parcerias com empresas de vários ramos, não só da tecnologia.
No Brasil, ainda consideramos que a inclusão digital está caminhando a passos lentos. Mesmo com iniciativas do governo federal, como o programa “Computador para Todos”, que existe desde 2005 e subsidiava computadores e notebooks com acesso à Internet para as classes mais baixas da população.
Existem também iniciativas dos governos estaduais, como o do Ceará, que premia os melhores alunos da rede pública de ensino com notebooks, incluindo as escolas indígenas, estimulando o ingresso desses alunos no ensino superior.
O crescimento da inclusão digital é lento pelas próprias características geográficas, sociais e culturais do país. Por isso, esperar apenas por iniciativas dos governos não é uma boa saída.
As empresas também podem (e devem) atuar ativamente para acelerar a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. E a inclusão social é uma dessas maneiras de causar impactos positivos no país e no mundo.
Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/inclusao-digital/. Acesso em: 13 dez. 2022. [Fragmento]
TEXTO II

TEXTO III

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, REDIJA um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema: “Como fomentar a inclusão digital no Brasil”, posicionando-se a respeito desse assunto e respeitando os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia estes textos.
TEXTO I
Após muito refletir sobre a sociedade em rede e a galáxia da internet, o sociólogo espanhol Manuel Castells (2001) chegou à conclusão de que a internet é “o tecido de nossas vidas” (p. 7). Ouso dizer que esta afirmação, quando aplicada ao contexto da pandemia de Covid-19, nunca fez tanto sentido. Com a necessidade do distanciamento social como medida-chave para evitar a propagação do novo coronavírus, a internet e, mais especificamente, as mídias sociais, permitem que bilhões de pessoas possam manter contato com suas famílias e amigos enquanto tentam lidar com a grande carga mental gerada neste momento de emergência.
Ironicamente, essas mesmas mídias sociais que aj…
TEXTO I
Usina no coração da floresta
[…]
Última fronteira a ser desbravada, a Amazônia pode gerar 121.246 MW, equivalentes a 48,72% do potencial do país. Além das hidrelétricas, outras 11 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) estão em rios amazônicos – cinco em obras e seis já outorgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
– Estamos planejando com o maior cuidado e procurando reduzir ao mínimo o impacto – afirma Altino Ventura, secretário de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia.
Se forem acrescentadas à lista as usinas de Estreito e Santo Antônio, que entraram em operação em 2011, as novas usinas vão gerar 42.529 MW, o que significa aumento de 53,…
INSTRUÇÃO: Leia os textos motivadores a seguir.
TEXTO I
Federação Paulista lança ação para incentivar presença das mulheres nos estádios
A Federação Paulista de Futebol e os 16 clubes que disputam o torneio estadual criaram uma ação para ampliar a presença das mulheres nos estádios em São Paulo. É o movimento #ElasNoEstádio.
[…]
Para planejar as ações, a entidade encomendou duas pesquisas de opinião entre mulheres. A última delas, realizada pelo Ibope / Repucom em dezembro, indicou que familiares ou amigos próximos costumam desencorajar a ida delas aos estádios. Neste contexto, as entrevistadas relatavam falta de companhia ou incentivo de seu círculo social para ir aos jogos.
Para ilus…



