sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q213538 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: IBFCVer cursos
Ano: 2022
Órgao: AFEAM - Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A.
Cargo: Especialista em Fomento

A-+=
novo
Salvar em caderno (1)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Programa identifica personalidade através de textos nas redes sociais Método desenvolvido

por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) analisou

publicações de 1,1 mil usuários (por Giuliana Viggiano – 22 MAI 2019)

Um programa desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) é capaz de detectar os cinco principais traços de personalidade definidos pela Psicologia: extroversão, amabilidade, meticulosidade, neuroticismo e abertura à experiência. O método foi criado com a avaliação de textos postadas por 1,1 mil usuários do Facebook.

O trabalho explora a relação entre a forma como alguém se expressa (especialmente a escolha lexical) e traços de personalidade — algo já amplamente estudado na psicologia. De acordo com os especialistas, pessoas mais extrovertidas podem escrever textos mais longos, ou pessoas mais narcisistas podem usar mais pronomes pessoais como “eu” e “mim”, por exemplo.

“Foram utilizadas técnicas tradicionais de inteligência artificial que utilizam estes textos como exemplos dos diversos tipos de personalidade humana, para assim ‘aprender’ a reconhecer a personalidade com base no que elas escrevem, e no jeito que escrevem”, afirma Ivandré Paraboni, membro da pesquisa.

De acordo com o especialista, estimar a personalidade de um indivíduo possui diversas aplicações práticas, incluindo o auxílio em tarefas de recrutamento e seleção em empresas, o auxílio em atividades de investigação de crimes online e outros tipos de fraude, ou a produção de propagandas direcionadas a perfis de públicos específicos.

Para os desenvolvedores, o programa também pode ser utilizado na educação. “Pessoas diferentes têm maneiras diferentes de aprender, e um robô do tipo tutor inteligente poderia levar em conta a personalidade do aluno para explicar da maneira que ele tenha mais facilidade em aprender, propor exercícios mais adequados à sua personalidade e assim por diante”, aponta Paraboni.

Caminho inverso

A pesquisa realizada teve diversos desdobramentos no sentido oposto, ou seja, de produção automática de texto de acordo com um perfil de personalidade de interesse. “No projeto de um aplicativo do tipo videogame em que os personagens se comunicam de forma livre (ou seja, sem um script previamente escrito por um humano), pode ser desejável gerar as falas do personagem levando-se em conta um perfil psicológico específico para que, digamos, o vilão e o herói tenham estilos próprios”, explica o especialista.

O pesquisador também fez questão de ressaltar os cuidados que devem ser tomados com programas do tipo, já que está suscetível a erros. Como relata, a ferramenta pode identificar corretamente um determinado tipo de personalidade porque viu muitos casos parecidos antes, mas para um indivíduo muito diferente do conjunto atual, “a análise será menos precisa, justamente porque faltam exemplos de como proceder neste caso”, afirma Paraboni.

“É preciso tomar cuidado ao interpretar resultados obtidos de forma automática, e é importante também fazer uma auditoria muito detalhada da ferramenta antes de colocá-la em uso prático.”

(Texto modificado especificamente para este concurso. O texto original está disponível em https://revistagalileu.

globo.com/Tecnologia/noticia/2019/05/programa-identifica-personalidade-atraves-de-textos-nas-redes-sociais.html)

Baseado no tema do texto (Programa identifica personalidade através de textos nas redes sociais) e em sua contra-argumentação (Caminho inverso), desenvolva uma redação dissertativa-argumentativa.


loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Um aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAtualidades e Conhecimentos Gerais
BancaIBFC

60% dos trabalhadores informais no Brasil fazem “bicos” para sobreviver, diz estudo

De acordo com pesquisa, perfil do trabalhador informal é de homens pretos que trabalham com comércio; Norte e Nordeste lideram em quantidade de profissionais sem carteira assinada

Mais de 19,6 milhões de brasileiros sobrevivem com os trabalhos conhecidos como “bicos”, cerca de 60% do universo de 32,5 milhões de trabalhadores informais existentes no país. Os números são do estudo “Retrato do Trabalho Informal no Brasil: desafios e caminhos de solução”, divulgado pela Fundação Arymax e a B3 Social nesta quarta-feira (22) e conduzido pelo Instituto Veredas. A pesquisa parte da análise dos dados da PNAD Contínua …

Texto I

A importância da diversidade e da inclusão dentro dos ambientes corporativos já está mais do que provada. Para além de melhorar a cultura organizacional e a reputação, as empresas se tornam mais lucrativas. […]

Mesmo que os números e dados evidenciem o poder de times mais diversos e que acolhem e incluem as pessoas, ainda vemos que as empresas têm uma grande dificuldade de transformar seu ambiente de trabalho e fazer a inclusão de pessoas diversas acontecer na prática. […]

(Disponível em: https://exame.com/bussola/por-que-e-tao-dificil-tornar-empresas-diversas-e-inclusivas/ Acesso em 11/10/2023)

Texto II – Pensar em representatividade e esquecer diversidade

Só a rep…

Atente para o seguinte texto:

Na primeira metade do século passado, o educador baiano Anísio Teixeira formulava princípios que considerava essenciais para um ensino de qualidade em nosso país. Entre eles estava o compromisso de se desenvolver sobretudo a capacidade do pensamento crítico do educando, para além da aquisição de informações.

Redija um texto dissertativo-argumentativo no qual você exponha com clareza sua posição crítica acerca da convicção de Anísio Teixeira, ao tempo da internet e das múltiplas conexões digitais.

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários