Texto 1
No Reino Unido, por exemplo, filhos adultos na maioria das vezes mencionam o abuso emocional como a causa do distanciamento de seus pais. Segundo Megan Gilligan, gerontóloga da Universidade Estadual de Iowa, “se os relacionamentos são conflitantes, se estão causando tanta angústia, talvez cortar os laços familiares seja a maneira mais saudável de pais e filhos adultos lidarem com isso”.
Um estudo feito pela Stand Alone descobriu que, para mais de 80% das pessoas afetadas, cortar o contato está associado a alguns resultados positivos, como liberdade e independência. Pode ser um passo crucial para se livrar de abusos ocorridos dentro da família, como agressões verbais ou excesso de controle.
(Christine Ro. Por que tantas pessoas se distanciam de suas famílias? www.bbc.com, 26.05.2019. Adaptado)
Texto 2
Por natureza, os seres humanos são criaturas sociais com uma intensa necessidade de pertencer, mesmo que inconscientemente, a um grupo de amigos, a um grupo familiar, a um grupo profissional. Precisamos viver em meio a “manadas” para nos sentirmos seguros, acolhidos, e para desenvolvermos alicerces psicológicos, sentimentais e comportamentais para a vida adulta.
A necessidade de pertencer a famílias e a força dos vínculos familiares interferem no dia a dia. A escolha de absorver dos familiares o que é positivo, como aprender a viver em grupo, ou negativo, como o desrespeito ao próximo, vem do não julgamento dos pais. O vínculo familiar é positivo e gera sucesso quando existe aceitação entre os membros da família. Por exemplo, quando o filho aceita os pais do jeito que são, ele se sente pertencente à família e pode fazer escolhas diferentes dos pais. Assim, mesmo que se tenha pais com vícios ou comportamentos antissociais, como o alcoolismo ou o uso de agressões verbais, ao existir a aceitação total de que os pais se comportam daquela forma e há a valorização dessa família por ter dado a vida ao filho, esse último conseguirá enxergar algo positivo na convivência familiar.
(A influência da família no sucesso ou fracasso do indivíduo. www.apicedesenvolve.com.br. Adaptado)
Texto 3
Ter um relacionamento, amigo ou conhecido tóxico é comum, quase todo mundo tem ou já teve. Contudo, quando essa pessoa é um familiar ou parente, nem sempre percebemos sua toxicidade. Vale lembrar que nos referimos a comportamentos ruins, isto é, atitudes consideradas tóxicas que determinadas pessoas fazem e que são prejudiciais a outras e não a pessoa em si, como não ser empático ou colocar-se como vítima nas situações.
Por mais que possa parecer visível, tendemos a tolerar atitudes tóxicas de familiares que talvez não toleraríamos de amigos ou pessoas mais próximas porque historicamente somos ensinados a isso. O psicólogo Homero Belloni explica que as primeiras relações que nós temos na vida são as familiares, por isso a cultura tenta preservá-las de alguma forma, impondo uma série de restrições tal como a ideia de que “só é permitido sentir coisas positivas entre os familiares”.
(Diego Garcia. Família também pode ser tóxica: veja como lidar com esses casos. https://www.uol.com.br, 23.05.2020. Adaptado)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva uma dissertação, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
Relacionamento familiar: entre a preservação do vínculo
e a necessidade do distanciamento.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
Os Modelos de Linguagem de Grande Escala (Large Language Models ou LLMs) são um tipo de modelo de Inteligência Artificial (IA) criado para entender e gerar textos. Esses modelos são treinados em grandes volumes de dados da internet, aprendendo padrões sobre como as palavras e frases são comumente usadas juntas. O ChapGPT é um exemplo de LLMs.
(Data Science Academy. “O que são Large Language Models (LLMs)”. https://blog.dsacademy.com.br, 19.06.2023. Adaptado.)
Texto 2
Roberto Pearl, professor da Escola de Medicina de Stanford e ex-diretor da Kaiser Permanente, grupo de médicos dos Estados Unidos com mais de 12 milhões de pacientes, defendeu o uso do ChatGPT por parte dos profissionais…
TexTo 1
A interação de crianças com a internet ocorre cada vez mais cedo e de forma ampla. Cerca de um terço dos usuários da rede no mundo é de crianças e adolescentes, segundo dados da pesquisa TIC Kids on-line, produzida pelo Comitê Gestor da Internet (CGO.br). Ao todo, 95% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos acessaram a internet em 2023. Entre as crianças de 9 a 10 anos, 68% disseram ter perfis em redes sociais.
“Importante destacar as oportunidades de aprendizado e entretenimento e acesso a direitos fundamentais dessa presença de crianças e adolescentes no ambiente digital, mas também os riscos de exploração, exposição e acesso a conteúdos ina propriados”, diz Maria Mello, coorden…
Texto 1
Cada vez mais, empresas e fábricas implantam tecnologias acionadas por algoritmos inteligentes e que trabalham lado a lado das pessoas. Uma das maiores referências de Inteligência Artificial (IA) no mundo, Andrew Ng, prevê que o avanço da Inteligência Artificial tem potencial para adicionar mais de 10 trilhões de dólares na economia global até 2030.
De fato, os robôs substituirão os humanos em muitos trabalhos, mas o que muitas pessoas não veem é que isso não é necessariamente algo negativo ou para se temer. Uma automação feita com Inteligência Artificial resolve problemas cotidianos mais recorrentes, principalmente, e isso dá a oportunidade para as pessoas focarem em atividades mais…



