Texto 1
O termo “influenciadores digitais” refere-se às pessoas que, nas redes sociais, mostram seu comportamento e rotina no dia a dia a uma grande quantidade de seguidores. O compartilhamento do seu estilo de vida, atualmente, gera resultados mais significativos do que um filme de 30 segundos na televisão, e isso acontece porque a atual geração está muito mais conectada à internet do que em horários convencionais estabelecidos pelas emissoras de TV.
(Beatriz F. Lustosa e Bruna G. M. da Silva. A influência das redes sociais na prática de exercícios físicos. https://dspace.uniceplac.edu.br, 2020. Adaptado)
Texto 2
Os influenciadores digitais são motivo de diversas discussões dentro e fora das redes sociais, muitas das quais consideram que esses produtores de conteúdo voltado para a saúde podem ser algo bom para quem precisa de motivação, ajudando visualmente seus seguidores a ter um mínimo de interesse que seja em sair do sedentarismo. Ao mostrar como conseguem praticar algum exercício, mesmo com rotinas cansativas, podem atiçar a vontade de um seguidor que é sedentário a começar a ter uma vida mais movimentada e balanceada de certo modo.
Pela quantidade de seguidores que têm em seus perfis, os influenciadores atingem uma quantidade maior de pessoas do que aqueles profissionais da Educação Física que também possuem contas nas redes sociais, mas que não têm um número de seguidores igualmente grande, o que mostra que o estilo de vida fitness e saudável é mais facilmente propagado, direta ou indiretamente, por influenciadores digitais do que por profissionais da área.
(Gabriela de Souza Lima. Blogueiras fitness no Instagram: a construção de um estilo de vida. https://bdm.unb.br, 2016. Adaptado)
Texto 3
Especialistas veem o incentivo de hábitos saudáveis por parte de influenciadores em suas redes sociais como algo positivo, mas alertam sobre o perigo de seguir sem a orientação de um profissional os exemplos postados nesses perfis.
“Postar conteúdos para incentivar uma mudança de hábitos é positivo, mas pode ser muito perigoso quando um influenciador publica dicas de treinos e ensina às pessoas o que fazer”, destaca André Fernandes, presidente do Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro. “Seguir o treino só porque funcionou para um influenciador é colocar em risco a própria saúde, podendo se machucar, ter vários problemas como doenças osteoarticulares e lesões cardíacas”, complementa Fernandes.
Glaucia Figueiredo Braggion, doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, compartilha da mesma opinião: “As pessoas desejam resultados imediatos para alcançar uma aparência física similar à de quem posta as informações, mas as dicas ali publicadas podem não ser compatíveis com todos os seguidores, como aqueles com doenças ou desordens metabólicas, patologias, limitações físicas, entre outros problemas”.
(Seguir dicas de influenciadoras digitais sem auxílio de profissionais pode trazer riscos à saúde, dizem especialistas. https://g1.globo.com, 04.08.2017. Adaptado)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
Influenciadores digitais e a prática de atividade física:
entre a motivação gerada pelos influenciadores e o risco à saúde dos seguidores
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
98,8% dos brasileiros com 10 anos ou mais de idade acessam a rede por meio do telefone. Esse dado e outras constatações, como o aumento da população idosa em contato com a internet, fazem parte de um suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra que 88% da população com 10 anos ou mais de idade acessaram a internet em 2023. São 164,5 milhões de pessoas. Entre as pessoas com mais de 60 anos, a proporção de quem usava a internet em 2023 ficou em 66% (22,5 milhões).
No entanto, esse grupo é o que mais cresce. De acordo com o analista da pesquisa, Gustavo Geaquinto Fo…
TexTo 1

TexTo 2
O número de mães solo, aquelas que cuidam sozinhas de seus filhos, aumentou 17,8% na última década, passando de 9,6 milhões em 2012 para 11,3 milhões em 2022. Esta situação gera ainda mais dificuldades para o ingresso dessas mulheres no mercado de trabalho. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O estudo indica que a maior parte dessas mães, pouco mais de 70%, vive apenas com seus filhos, é formada por mulheres negras, com baixa escolaridade, e está no Norte e Nordeste do país.
Janaína Feijó, responsável pelo estudo, resume a dificuldade enfrentada por essas mães: “essa mãe praticamente não tem com quem contar, não tem uma rede de ap…
TEXTO 1
Um seriado de TV produzido em Portugal estreou nos Estados Unidos sem grande expectativa. Apesar de simpática, a comédia Vanda tinha tudo para cair na vala comum das produções em língua estrangeira no território americano, onde o público é tradicionalmente avesso a legendas e afins. Ainda assim, a série causou imenso imbróglio: a plataforma de streaming Hulu, de propriedade da poderosa Disney, enxergou na atração uma boa oportunidade de testar uma nova ferramenta de dublagem digital. Uma tecnologia com alto potencial: por meio de um software de inteligência artificial (IA), a empresa Deepdub AI executou o trabalho 70% mais rápido que a dublagem convencional por vozes humanas.
O uso c…



