Texto 1
O termo “influenciadores digitais” refere-se às pessoas que, nas redes sociais, mostram seu comportamento e rotina no dia a dia a uma grande quantidade de seguidores. O compartilhamento do seu estilo de vida, atualmente, gera resultados mais significativos do que um filme de 30 segundos na televisão, e isso acontece porque a atual geração está muito mais conectada à internet do que em horários convencionais estabelecidos pelas emissoras de TV.
(Beatriz F. Lustosa e Bruna G. M. da Silva. A influência das redes sociais na prática de exercícios físicos. https://dspace.uniceplac.edu.br, 2020. Adaptado)
Texto 2
Os influenciadores digitais são motivo de diversas discussões dentro e fora das redes sociais, muitas das quais consideram que esses produtores de conteúdo voltado para a saúde podem ser algo bom para quem precisa de motivação, ajudando visualmente seus seguidores a ter um mínimo de interesse que seja em sair do sedentarismo. Ao mostrar como conseguem praticar algum exercício, mesmo com rotinas cansativas, podem atiçar a vontade de um seguidor que é sedentário a começar a ter uma vida mais movimentada e balanceada de certo modo.
Pela quantidade de seguidores que têm em seus perfis, os influenciadores atingem uma quantidade maior de pessoas do que aqueles profissionais da Educação Física que também possuem contas nas redes sociais, mas que não têm um número de seguidores igualmente grande, o que mostra que o estilo de vida fitness e saudável é mais facilmente propagado, direta ou indiretamente, por influenciadores digitais do que por profissionais da área.
(Gabriela de Souza Lima. Blogueiras fitness no Instagram: a construção de um estilo de vida. https://bdm.unb.br, 2016. Adaptado)
Texto 3
Especialistas veem o incentivo de hábitos saudáveis por parte de influenciadores em suas redes sociais como algo positivo, mas alertam sobre o perigo de seguir sem a orientação de um profissional os exemplos postados nesses perfis.
“Postar conteúdos para incentivar uma mudança de hábitos é positivo, mas pode ser muito perigoso quando um influenciador publica dicas de treinos e ensina às pessoas o que fazer”, destaca André Fernandes, presidente do Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro. “Seguir o treino só porque funcionou para um influenciador é colocar em risco a própria saúde, podendo se machucar, ter vários problemas como doenças osteoarticulares e lesões cardíacas”, complementa Fernandes.
Glaucia Figueiredo Braggion, doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, compartilha da mesma opinião: “As pessoas desejam resultados imediatos para alcançar uma aparência física similar à de quem posta as informações, mas as dicas ali publicadas podem não ser compatíveis com todos os seguidores, como aqueles com doenças ou desordens metabólicas, patologias, limitações físicas, entre outros problemas”.
(Seguir dicas de influenciadoras digitais sem auxílio de profissionais pode trazer riscos à saúde, dizem especialistas. https://g1.globo.com, 04.08.2017. Adaptado)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
Influenciadores digitais e a prática de atividade física:
entre a motivação gerada pelos influenciadores e o risco à saúde dos seguidores
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Ao falar sobre o direito de igualdade, é preciso ter a honestidade intelectual para reconhecer que há um grande déficit de justiça entre nós. Nem todos os brasileiros são tratados com igual consideração quando buscam o serviço público da justiça. Em vez de se conferir ao que busca a restauração dos seus direitos o mesmo tratamento e consideração que são dados a poucos, o que se vê, aqui e acolá — nem sempre, mas é claro, às vezes sim —, é um tratamento privilegiado, preferência desprovida de qualquer fundamentação racional.
Internet: <noticias.stf.jus.br> (com adaptações).
Texto II
A Justiça brasileira recebeu mais de 38 milhões de novos casos para julgar em 2024. O número é re…
Texto 1
A adolescência consiste em uma fase de transição da infância para a vida adulta, na qual a perda da identidade infantil, oriunda das modificações corporais, cognitivas e das novas demandas sociais, implica a busca de uma nova identidade. Nessa etapa da vida humana, o indivíduo reconstrói seu universo interno na busca da identificação com novos ideais para a construção da sua subjetividade (ou seja, aquilo que diz respeito aos seus sentimentos, a sua opinião sobre diversos assuntos e a sua maneira de ver o mundo). Nessa busca, as referências desses adolescentes não são mais apenas os pais ou os cuidadores familiares, mas também personalidades impessoais, vindos da expansão tecnológica…
Texto I
A Inteligência Artificial Generativa é um ramo da inteligência artificial projetado para criar conteúdos, como textos, áudios, imagens, vídeos e até códigos de software. Essa tecnologia se baseia em modelos computacionais avançados, que aprendem padrões a partir de grandes volumes de dados. Inteligência Artificial Generativa No setor público, as ferramentas de IAG oferecem oportunidades para modernizar processos, como automação de tarefas repetitivas, redação de documentos e criação de materiais visuais. Contudo, sua adoção deve ser feita de forma criteriosa, garantindo que os benefícios superem os riscos e que o uso esteja alinhado com valores éticos e regulatórios.
https://www.gov.…



