A empresa Z, com atuação somente no Estado X, opera uma plataforma de produção de petróleo e gás natural offshore, uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) e um depósito, no qual mantém material de apoio, que é transferido, quando necessário, para manutenção, tanto da plataforma quanto da UPGN. O petróleo produzido pela plataforma é exportado por meio de navios petroleiros. O gás natural, por sua vez, é transferido por gasoduto específico para a UPGN, onde sofre o processo de purificação, para ser integralmente vendido para sociedade de economia mista, concessionária de serviço público do próprio Estado X.
A) Discorra sobre os conceitos de operação, circulação e mercadoria, para fins de incidência do ICMS, enfocando a sua evolução desde o advento da Constituição de 1988, bem como se há eventual tributação oculta no caso concreto. (30 pontos)
B) Discorra sobre as possíveis incidências e não incidências do ICMS e sobre a não cumulatividade, no caso da atuação da empresa Z, apontando, se for o caso, os fundamentos constitucionais e legais, e os entendimentos jurisprudenciais porventura pertinentes. (70 pontos)
RESPOSTAS OBJETIVAMENTE JUSTIFICADAS.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Sobre a teoria da regra matriz de incidência tributária, elenque os critérios que a compõem, explicando cada um deles, e justifique a importância dessa teoria para a aferição do respeito ao princípio da legalidade tributária.
Explique e justifique a posição adotada pelo Supremo Tribunal Federal, à luz dos artigos 155, II, § 2º , IX, b e 156, III, da Constituição Federal, a respeito de qual imposto deve incidir sobre operações mistas de manipulação e fornecimento de medicamentos por farmácias de manipulação: se o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, de competência dos estados e do Distrito Federal, ou o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), de competência dos municípios. Esclareça quais os critérios objetivos dos mencionados tributos.
Acerca do tema “Legislação Tributária”, dispõe o art. 98 do Código Tributário Nacional que “Os tratados e as convenções internacionais revogam ou modificam a legislação tributária interna, e serão observados pela que lhes sobrevenha. Como vem sendo interpretada, na atualidade, a regra estabelecida no referido artigo pelo Superior Tribunal de Justiça?



