sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q213314 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: VunespVer cursos
Ano: 2022
Órgao: PC RR - Polícia Civil do Estado de Roraima
Cargo: Escrivão de Polícia

A-+=
novo
Salvar em caderno (1)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Texto 1

As Big Techs são as gigantes da tecnologia, isto é, as grandes empresas que dominam alguns segmentos desse mercado e formam um grupo composto por Facebook, Apple, Microsoft, Amazon e Google. Essas empresas simplesmente dominam o cenário da tecnologia. Juntas, elas somam milhões em receita e são acusadas pela justiça norte-americana de monopolizar o mercado e impedir o crescimento dos concorrentes.

A premissa que guia as Big Techs é a inovação. No dia a dia, as soluções criadas por elas facilitam a vida de muitas pessoas, seja através de um contato mais rápido por meio de aplicativos de mensagens ou a compra facilitada de produtos pela internet. Para empresas de menor porte é um desafio crescer nos mercados em que as Big Techs atuam, pois a competitividade simplesmente não existe.

Não é à toa que nos Estados Unidos e na Europa há um aumento das acusações sobre práticas anticompetitivas de algumas Big Techs. Em 2020, por exemplo, autoridades americanas alegaram que o Facebook, ao comprar o Whatsapp e o Instagram, está mantendo seu domínio nas redes sociais através de uma conduta que elimina a concorrência, o que resulta na concentração de lucros nas mesmas mãos.

Há ações judiciais que afirmam que essas empresas estão massacrando as empresas menores e criando monopólios por meio de estratégias injustas que retiram o poder de escolha das pessoas – afinal, quando uma só empresa domina praticamente todas as redes sociais, não há como escolher outra.

(As gigantes da tecnologia: como as Big Techs impactam a sociedade. www.diariopopular.com.br, 31.12.2021. Adaptado)

Texto 2

A atuação dos monopólios tem provocado debates quando se discutem os benefícios trazidos para a economia pelo poder de monopólio das chamadas Big Techs.

Scott Galloway, autor de diversos livros e professor da Escola de Negócios Stern em Nova York, afirma que as Big Techs são monopólios desregulados que usam a inovação como barreira à entrada de outras empresas, desestimulando novas inovações que não sejam das próprias Big Techs. Por isso, seria urgente discutir a regulação dessas empresas. Isso poderia ocorrer, primeiro, em economias como a do Brasil, onde o benefício de ter uma Amazon ou Facebook é muito menor do que nos EUA. O argumento principal seria a pouca geração de empregos em países como o Brasil e o fato de que esses monopólios dificultam as inovações locais.

Para Joseph Schumpeter, autor do livro Capitalismo, socialismo e democracia, a inovação exigiria um determinado grau de poder de monopólio. Segundo ele, se a concorrência fosse perfeita, os inovadores não conseguiriam se apropriar do retorno de suas inovações, e sem inovações não haveria crescimento econômico. Os monopólios seriam temporários, já que a inovação levaria um monopolista a ser substituído por outro. A questão é que os monopólios podem ser muito menos temporários do que pensava Schumpeter.

(Adriano Pires. Monopólios no novo capitalismo. https://economia.estadao.com.br, 27.06.2020. Adaptado)

Texto 3

Robert Atkinson, presidente da Fundação de Inovação e Tecnologia da Informação, é absolutamente contra a proposta de dissolver as Big Techs: “o fato de essas empresas serem grandes não é um problema, até porque essa estrutura dá a elas o poder de fazer grandes investimentos”, defendeu Atkinson, usando como argumento o WhatsApp, um aplicativo que o Facebook mantém gratuitamente e que conta com 300 milhões de usuários ativos diariamente. Ainda na opinião de Atkinson, a quebra das gigantes do Vale do Silício pode mitigar a inovação da setor, o que seria prejudicial para o mundo todo.

Para Jennifer Huddleston, pesquisadora da consultoria Mercatus Center, a proposta extrema de divisão dessas empresas não é o caminho mais indicado. Refutando o argumento de que essas gigantes da tecnologia impõem monopólio e, por isso, precisam de limites, Huddleston lembra que a história mostra como companhias que pareciam invencíveis foram ou completamente aniquiladas por concorrentes ou obrigadas a mudar de serviço: “As gerações mais antigas adotaram o Google e o Facebook, mas a geração atual se voltou para outros nomes da tecnologia, como o Snapchat. O mercado é hoje mais fluido e complicado”.

(Eloá Orazem. Quebrar ou não quebrar as big tech?. https://neofeed.com.br, 10.01.2020. Adaptado)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

Até que ponto acabar com o monopólio das Big Techs incentivará a inovação?


loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAtualidades e Conhecimentos Gerais
BancaVunesp

Texto 1

Os Modelos de Linguagem de Grande Escala (Large Language Models ou LLMs) são um tipo de modelo de Inteligência Artificial (IA) criado para entender e gerar textos. Esses modelos são treinados em grandes volumes de dados da internet, aprendendo padrões sobre como as palavras e frases são comumente usadas juntas. O ChapGPT é um exemplo de LLMs.

(Data Science Academy. “O que são Large Language Models (LLMs)”. https://blog.dsacademy.com.br, 19.06.2023. Adaptado.)

Texto 2

Roberto Pearl, professor da Escola de Medicina de Stanford e ex-diretor da Kaiser Permanente, grupo de médicos dos Estados Unidos com mais de 12 milhões de pacientes, defendeu o uso do ChatGPT por parte dos profissionais…

TexTo 1

TexTo 2

Um recente relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) revela uma probabilidade de 80% de que a temperatura média global anual exceda temporariamente em 1,5 ºC os níveis de temperatura pré-industriais durante pelo menos um dos próximos cinco anos. Essa probabilidade era próxima de zero em 2015, quando foi firmado o Acordo de Paris, mas tem aumentado constantemente desde então, em um claro sinal de que o mundo não está conseguindo agir com a rapidez e a eficácia necessárias para combater a crise climática.

(www.wwf.org.br, 05.06.2024. Adaptado.)

TexTo 3

Diante de eventos climáticos extremos, como as ondas de calor recentes e as enchentes que vitimizaram milhares de f…

Texto 1

A adolescência consiste em uma fase de transição da infância para a vida adulta, na qual a perda da identidade infantil, oriunda das modificações corporais, cognitivas e das novas demandas sociais, implica a busca de uma nova identidade. Nessa etapa da vida humana, o indivíduo reconstrói seu universo interno na busca da identificação com novos ideais para a construção da sua subjetividade (ou seja, aquilo que diz respeito aos seus sentimentos, a sua opinião sobre diversos assuntos e a sua maneira de ver o mundo). Nessa busca, as referências desses adolescentes não são mais apenas os pais ou os cuidadores familiares, mas também personalidades impessoais, vindos da expansão tecnológica…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários