Leia os seguintes textos.
TEXTO 1
A homeopatia tem eficácia comprovada cientificamente? Sim
Ausência de evidências ou negação das existentes?
Com frequência, as pessoas reagem com desconfiança à homeopatia, questionando sua comprovação científica e eficácia clínica. A falácia de que “não existem evidências científicas”, proclamada reiteradamente, acaba se incorporando ao inconsciente coletivo, servindo como estratégia para aumentar preconceitos contra essa especialidade médica.
Fruto da desinformação ou negação acerca das evidências científicas existentes, essa postura dogmática se retroalimenta com reportagens depreciativas publicadas nas mídias e redes sociais, que, raramente, divulgam os trabalhos favoráveis à homeopatia. […]
Em 2017, com o intuito de esclarecer a classe médica e a população, a Câmara Técnica de Homeopatia do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo elaborou o Dossiê Especial “Evidências Científicas em Homeopatia”, divulgado na Revista de Homeopatia em três edições independentes.[…].
Além de mostrar o panorama mundial da homeopatia como especialidade médica e sua inclusão nos currículos das faculdades de medicina, o dossiê abarca outras revisões sobre linhas de pesquisa que fundamentam os pressupostos homeopáticos (similitude terapêutica, experimentação patogenética e uso de medicamentos ultradiluídos), assim como a segurança e a eficácia do método, demonstrada em ensaios clínicos randomizados.
TEIXEIRA, Marcus Zulian. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2018/11/a-homeopatia-tem-eficacia-comprovadacientificamente- sim.shtml>. Acesso em: 12 out. 2019. [Fragmento]
TEXTO 2

TEXTO 3
Pé de pato, mangalô 3 vezes
Homeopatia perde espaço na França, na Alemanha, no Reino Unido e nos EUA
A França anunciou neste mês que, até 2021, seu sistema de saúde deixará de reembolsar tratamentos homeopáticos. A decisão se segue à apresentação de uma avaliação científica conduzida pela Alta Autoridade de Saúde, que concluiu que a homeopatia não apresenta eficácia suficiente para permanecer no sistema de reembolsos.
A Alemanha dá indicações de que poderá seguir no mesmo caminho, que já foi adotado pelo Reino Unido em 2017. A maioria dos países da UE não financia a homeopatia em seus sistemas públicos. Nos EUA, desde 2016, preparados homeopáticos precisam trazer em seus rótulos o alerta de que não há evidência científica de que funcionem […].
No Brasil, a tendência tem sido exatamente a oposta. O Conselho Federal de Medicina insiste em reconhecer a homeopatia como especialidade. […] Há um movimento de incorporação ao SUS de todas as espécies de terapias alternativas, incluindo, além da homeopatia, reiki, crenoterapia, reflexoterapia.
SCHWARTSMAN, Hélio. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2019/07/pe-de-pato-mangalo-3-
vezes.shtml>. Acesso em 10 out.2019. [Fragmento]
Com base na leitura dos Textos 1, 2 e 3, REDIJA um texto argumentativo-dissertativo, apresentando seu ponto de vista sobre a eficácia da homeopatia, e evidencie a importância do debate instaurado pela mídia que expõe a diversidade de pensamentos sobre esse assunto. Não é necessário colocar título.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia os textos motivadores.
TEXTO I
Nos últimos 5 anos, 35 mil crianças e adolescentes foram mortos de forma violenta no Brasil, alertam
UNICEF e Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Além disso, nos últimos 4 anos, 180 mil meninas e meninos sofreram violência sexual no País. Dados são de levantamento inédito que traça um panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil
Brasília, 22 de outubro de 2021 – Entre 2016 e 2020, 35 mil crianças e adolescentes de 0 a 19 anos foram mortos de forma violenta no Brasil – uma média de 7 mil por ano. Além disso, de 2017 a 2020, 180 mil sofreram violência sexual – uma média de 45 mil por ano. É o que revela o Panorama da Violê…
Leia os textos a seguir:
Texto 1


Texto 2
Clima extremo: incêndios e inundações-relâmpago causam destruição
na África, na Europa e na Ásia
O noticiário climático não se resume às secas. Em muitas partes do planeta, os eventos extremos se fazem sentir de diferentes maneiras, desde incêndios florestais descontrolados até fortes tempestades e inundações repentinas.
No oeste da China, por exemplo, fortes chuvas na província de Qinghai causaram a morte de pelo menos 16 pessoas, com outras 18 desaparecidas e seis mil afetados. As autoridades do condado de Datong, principal área afetada pela chuva, classificaram o episódio como uma “torrente de montanha” – ou seja, a junção de chuva intensa com f…



