sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q213276 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: IBGPVer cursos
Ano: 2021
Órgao: UNIPAC
Cargo: Vestibular

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Leia estes textos.

TEXTO 1

UMA DOENÇA QUE DEIXA MARCAS

Desde o começo da pandemia, mais de quatro milhões de pessoas já morreram de Covid-19. No Brasil, o segundo país em número total de mortes, são mais de 600 mil. Apesar de enorme, o número de pessoas mortas não conta todo o drama causado pelo Sars-CoV-2. Estudos mostram que mesmo pacientes recuperados da Covid sofrem com os chamados sintomas persistentes da doença. Em média, 73% das pessoas que tiveram Covid-19 relataram algum desses sintomas. Pouco mais de um terço dos recuperados agoniza com falta de ar por semanas, 40% têm fadiga ou exaustão, 30%, problemas para dormir, e 20%, perda de cabelo. Depois de se recuperar da Covid-19, o risco de morte aumenta até oito vezes comparado ao de alguém que não teve a doença.

Cientistas americanos realizaram uma revisão sistemática de outros 45 estudos envolvendo 9,8 mil recuperados da Covid-19 de todas as regiões do mundo. Eles descobriram que aproximadamente 73% dos pacientes relataram pelo menos um sintoma persistente – que durou semanas ou meses. Esses sintomas, que variam entre falta de ar, exaustão, problemas no sono, depressão, entre vários outros, persistem depois da fase aguda da infecção pelo vírus e afetam a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Não é apenas o pulmão que é afetado pela Covid-19. Outros órgãos vitais, como fígado e rins, também sofrem com a ação do vírus. É comum, principalmente em casos graves da doença, que pacientes precisem passar por diálise porque os rins não conseguem dar conta de filtrar o sangue. Pacientes que estavam internados em hospitais ingleses e se recuperaram da Covid-19 foram diagnosticados com uma maior disfunção dos órgãos e mais problemas no coração, no fígado e nos rins do que aqueles que ficaram internados por outros motivos. Os eventos cardíacos adversos e a doença hepática crônica foram diagnosticados três vezes mais em quem teve Covid-19 do que em quem não teve; e a doença renal crônica foi diagnosticada duas vezes mais. Apesar de ter uma taxa menor, a diabetes também foi diagnosticada 1,5 vez mais em quem teve a doença do que em quem não teve.

Um dos sintomas persistentes mais relatados por pacientes que se recuperaram da Covid-19 é justamente a falta de ar ou dispneia. No total, 26 estudos encontraram relatos desse sintoma, com taxas que variam de 14,6% até 74,3% dos pacientes examinados. Na média de todos os estudos, cerca de 36% das pessoas disseram continuar sentindo dificuldade para respirar por semanas ou meses depois de se recuperarem.

Cerca de 78% dos pacientes recuperados da Covid-19 que foram submetidos a exame de ressonância magnética cardíaca apresentaram algum tipo de achado anormal no coração, chamado de envolvimento cardíaco. Do total, 60% dos recuperados tinham algum sinal de inflamação no miocárdio. O estudo alemão analisou 100 pacientes entre hospitalizados (33) e pessoas com sintomas leves e tratadas em casa (67), independentemente de condições preexistentes, da gravidade e do curso geral da doença. […]

Depois de receber alta do hospital, o risco de morrer é maior para quem estava internado por Covid-19 do que para quem estava internado por outras doenças. Dos 47,8 mil pacientes que receberam alta da Covid-19, 5,9 mil morreram semanas depois de recuperados – uma taxa de 12,3%. Entre os pacientes sem Covid-19, e com as mesmas características e comorbidades, a taxa foi de 1,7%.

Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/uma-doenca-que-deixa-marcas/. Acesso em: 28 de outubro de 2021.

TEXTO 2

Com base nos textos motivadores, REDIJA um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se em relação aos resultados dos estudos realizados a respeito das sequelas pós-Covid-19. Em seu texto, trate da gravidade das ocorrências relatadas, apresentando sugestões de condutas para minimizar os efeitos dessa epidemia e faça projeções sobre formas de erradicar essa doença. O texto não precisa ter título.


loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAtualidades e Conhecimentos Gerais
BancaIBGP

Instruções: Leia os textos motivadores a seguir.

TEXTO 1

Talvez, entre todas essas conferências caiba destaque aqui a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, de 1994, em Salamanca, por ser a que de maneira mais decisiva e teórica contribuiu para contribuições a Educação Inclusiva em todo o mundo.. Essa Declaração proclama que:

• todas as crianças têm direito à educação e devem dar-lhes a oportunidade de alcançar e manter um nível aceitável de conhecimentos;
• cada criança tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhe são próprias;
• os sistemas de ensino devem ser organizados e os programas aplicados de modo que tenham em conta todos…

Leia este texto e, em seguida, siga as instruções para escrever sua redação.
Prédio que desabou em SP era ícone da arquitetura modernista
Edifício Wilton Paes de Almeida, projeto do arquiteto francês Roger Zmekhol, foi inaugurado em 1968
Da Redação | 2 maio 2018
Quase irreconhecível nas últimas décadas, o Edifício Wilton Paes de Almeida, projeto do arquiteto francês Roger Zmekhol, foi inaugurado em 1968 e era considerado um dos mais importantes exemplares da arquitetura moderna em São Paulo. Tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp) em 1992, o prédio não podia sofrer alterações em sua configuração externa.
Com 2…

Leia os textos a seguir:
Texto 1

Texto 2

Clima extremo: incêndios e inundações-relâmpago causam destruição

na África, na Europa e na Ásia

O noticiário climático não se resume às secas. Em muitas partes do planeta, os eventos extremos se fazem sentir de diferentes maneiras, desde incêndios florestais descontrolados até fortes tempestades e inundações repentinas.

No oeste da China, por exemplo, fortes chuvas na província de Qinghai causaram a morte de pelo menos 16 pessoas, com outras 18 desaparecidas e seis mil afetados. As autoridades do condado de Datong, principal área afetada pela chuva, classificaram o episódio como uma “torrente de montanha” – ou seja, a junção de chuva intensa com f…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários