TEXTO I
UNIVERSIDADES FEDERAIS PERDEM, EM 10 ANOS, 73% DA VERBA PARA CONSTRUIR LABORATÓRIOS, FAZER OBRAS E TROCAR COMPUTADORES
Papel da pesquisa científica brasileira de instituições federais foi evidenciado durante a pandemia do novo coronavírus. Entenda como uma universidade precisa distribuir a aplicação de sua verba.
Diminuiu em 73%, nos últimos 10 anos, a verba repassada para universidades e institutos federais investirem em infraestrutura: comprarem equipamentos para laboratórios, trocarem computadores e reformarem salas de aula e bibliotecas. Um levantamento do G1 aponta que a quantia em 2010 era de R$ 2,78 bilhões – e caiu para bem menos da metade em 2019 (R$ 760 milhões). Os valores foram corrigidos pela inflação.
Com cada vez menos dinheiro para fazer investimentos, as universidades têm obras inacabadas, laboratórios defasados e dificuldades para ampliar a oferta de vagas. As pesquisas científicas também sentem o baque: faltam condições para conduzir estudos de relevância para o país.
[…]
A importância dos investimentos em instituições federais ficou mais evidente durante a pandemia do novo coronavírus. A urgência de desenvolver novos medicamentos e de criar uma vacina mostra como o incentivo à ciência é essencial, dizem especialistas.
Pró-reitor de planejamento, orçamento e finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fernando Marinho Mezzadri diz que “pesquisa requer infraestrutura, recurso”.
“No setor de ciências biológicas, precisamos de novos equipamentos; no departamento de bioquímica, necessitamos de instalações para ressonância magnética. Nossos laboratórios ficaram um bom tempo sem conclusão.”
Denise Imbroisi, decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional da Universidade de Brasília (UnB), reforça a importância das instituições federais na pandemia. “Elas tiveram uma atuação exemplar, mas as respostas só são possíveis quando há investimento no ensino e na pesquisa”, diz.
A urgência de ter uma verba maior também é destacada por Edward Madureira, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). “Precisamos trocar lupas, computadores, microscópios. Nós acompanhamos agora, na pandemia, a demanda pelos estudos nas universidades. Mas, com esse orçamento, a atividade fica inviável”, diz.
[…]
Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/08/23/universidades-federais-perdem-em-10-anos-73percent-da-verba-para-construirlaboratorios-
fazer-obras-e-trocar-computadores.ghtml Acesso em: 09 de novembro de 2022.
TEXTO II

Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/universidades-federais-nao-tem-mais-de-onde-cortar-despesas-diz-reitor/ Acesso em:
09 de novembro de 2022.
TEXTO III

Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/nos-paises-desenvolvidos-o-dinheiro-que-financia-a-ciencia-e-publico/ Acesso em: 09 de novembro de
2022.
TEXTO IV

Disponível em: https://www.facebook.com/SBPCnet/photos/charge-de-mariano-sobre-os-cortes-de-financiamento-daci%
C3%AAncia-e-crise-nas-univer/1197382056944182/ Acesso em: 09 de novembro de 2022.
A partir da leitura dos textos motivadores e com base em seus conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa, posicionando-se sobre o tema “A importância dos investimentos de recursos públicos para a pesquisa nas universidades brasileiras”. Selecione, organize e relacione, com coerência e coesão, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
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