Simplesmente como motivação para a redação que você irá redigir, leia os textos a seguir.
Texto 1
O preconceito linguístico é, segundo o professor, linguista e filólogo Marcos Bagno, todo juízo de valor negativo (de reprovação, de repulsa ou mesmo de desrespeito) às variedades linguísticas de menor prestígio social. Normalmente, esse prejulgamento dirige-se às variantes mais informais e ligadas às classes sociais menos favorecidas, as quais, via de regra, têm menor acesso à educação formal ou têm acesso a um modelo educacional de qualidade deficitária.
Texto 2
Por definição, preconceito é um sentimento ou opinião hostil em relação a pessoas ou grupos sociais sem sequer conhecê-los. Embora geralmente tenha origem individual, o preconceito é um reflexo de uma sociedade que demonstra intolerância à diversidade.
O preconceito linguístico, portanto, diz respeito às variações de um mesmo idioma. Assim, o modo de falar de uma pessoa é motivo de preconceito por ser distinto daquele que é considerado ideal. Ele ocorre quando um indivíduo não segue regularmente a gramática normativa de seu idioma, devido ao sotaque ou uso de gírias e expressões típicas da localidade onde vive, por exemplo.
Texto 3
O preconceito linguístico é o juízo de valor negativo para a forma de falar das pessoas que dominam o mesmo idioma.
O Brasil apresenta uma grande extensão territorial ocupada por povos de várias culturas, como os índios, os imigrantes vindos de vários países europeus, a exemplo da Itália, e os afrodescendentes. Há também a grande diversidade social, cultural e regional que favorecem as muitas variações linguísticas existentes no país.
Em razão disso, fala-se no território brasileiro dezenas de línguas indígenas, as línguas nacionais dos imigrantes, gírias usadas por determinados grupos sociais, falas características dos regionalismos, os socioletos, ou seja, linguagem técnica utilizada por profissionais de determinada área etc. Por isso que o português não é uma língua única, ou melhor, não há uma unidade linguística brasileira.
A imposição de um único ideal linguístico em detrimento dos demais esbarra-se no preconceito linguístico.
Não há a menor dúvida de que existe certo preconceito linguístico no Brasil, o que ocasiona diversos problemas sociais.
O que fazer para combater ou reduzir esse preconceito?
Redija um texto dissertativo-argumentativo, em língua culta, de no máximo 30 (trinta) linhas, em que você expresse suas opiniões a respeito, dando destaque especial aos argumentos apresentados.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
A criação de um Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) faz parte do projeto para aumentar as capacidades do Estado e ampliar a entrega de políticas e serviços à população. A missão é fomentar a transformação e inovação do Estado numa direção republicana e democrática, com mais participação social, planejamento e eficiência.
A inovação passa pela transversalidade, intersetorialidade e interseccionalidade no ciclo da política pública. Temos atuado para identificar as diferenças e propor canais e formas de serviços públicos digitais e presenciais que atendam às populações em sua diversidade, considerando contexto urbano, rural, dos povos indígenas, dos quilombolas…
Sabe-se que o concurso público deve visar contratar servidores que possuam vocação para trabalhar na Administração Pública. Partindo dessa premissa, o Governo Federal publicou o Guia Referencial para Concursos Públicos. O texto abaixo foi retirado deste guia:
Valorização do ethos e da vocação nos concursos públicos
No contexto profissional das servidoras e dos servidores públicos, o ethos pode ser visto como a forma pela qual essas pessoas interpretam e cumprem suas funções. Essa é uma questão relevante, porque servidoras e servidores tomam muitas decisões de impacto na vida dos cidadãos e no funcionamento do próprio Estado e devem atuar visando aos interesses da sociedade. Caso não percebam…
COP30 coloca Amazônia e sustentabilidade no centro do debate
Líderes mundiais discutirão clima, florestas e energia limpa
[…]
A proposta é reforçar as metas de descarbonização, os avanços em sustentabilidade e economia verde, estabelecidos no Acordo de Paris.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-
ambiente/audio/2025-09/cop-30-coloca-amazonia-
e-sustentabilidade-no-centro-do-debate
Sustentabilidade na agenda empresarial de 2025 & COP 30 – Para inglês ver?
O ano de 2025 coloca o Brasil no centro das atenções globais com a realização da COP 30, que ocorrerá em Belém do Pará, a primeira cidade amazônica a sediar esse importante evento. A escolha do…



