Simplesmente como motivação para a redação que você irá redigir, leia os textos a seguir.
Texto 1
O preconceito linguístico é, segundo o professor, linguista e filólogo Marcos Bagno, todo juízo de valor negativo (de reprovação, de repulsa ou mesmo de desrespeito) às variedades linguísticas de menor prestígio social. Normalmente, esse prejulgamento dirige-se às variantes mais informais e ligadas às classes sociais menos favorecidas, as quais, via de regra, têm menor acesso à educação formal ou têm acesso a um modelo educacional de qualidade deficitária.
Texto 2
Por definição, preconceito é um sentimento ou opinião hostil em relação a pessoas ou grupos sociais sem sequer conhecê-los. Embora geralmente tenha origem individual, o preconceito é um reflexo de uma sociedade que demonstra intolerância à diversidade.
O preconceito linguístico, portanto, diz respeito às variações de um mesmo idioma. Assim, o modo de falar de uma pessoa é motivo de preconceito por ser distinto daquele que é considerado ideal. Ele ocorre quando um indivíduo não segue regularmente a gramática normativa de seu idioma, devido ao sotaque ou uso de gírias e expressões típicas da localidade onde vive, por exemplo.
Texto 3
O preconceito linguístico é o juízo de valor negativo para a forma de falar das pessoas que dominam o mesmo idioma.
O Brasil apresenta uma grande extensão territorial ocupada por povos de várias culturas, como os índios, os imigrantes vindos de vários países europeus, a exemplo da Itália, e os afrodescendentes. Há também a grande diversidade social, cultural e regional que favorecem as muitas variações linguísticas existentes no país.
Em razão disso, fala-se no território brasileiro dezenas de línguas indígenas, as línguas nacionais dos imigrantes, gírias usadas por determinados grupos sociais, falas características dos regionalismos, os socioletos, ou seja, linguagem técnica utilizada por profissionais de determinada área etc. Por isso que o português não é uma língua única, ou melhor, não há uma unidade linguística brasileira.
A imposição de um único ideal linguístico em detrimento dos demais esbarra-se no preconceito linguístico.
Não há a menor dúvida de que existe certo preconceito linguístico no Brasil, o que ocasiona diversos problemas sociais.
O que fazer para combater ou reduzir esse preconceito?
Redija um texto dissertativo-argumentativo, em língua culta, de no máximo 30 (trinta) linhas, em que você expresse suas opiniões a respeito, dando destaque especial aos argumentos apresentados.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Lei nº 12.587/2012 (Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana):
Art. 4º Para os fins desta lei, considera-se:
I – transporte urbano: conjunto dos modos e serviços de transporte público e privado utilizados para o deslocamento de pessoas e cargas nas cidades integrantes da Política Nacional de Mobilidade Urbana; II – mobilidade urbana: condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e cargas no espaço urbano; III – acessibilidade: facilidade disponibilizada às pessoas que possibilite a todos autonomia nos deslocamentos desejados, respeitando-se a legislação em vigor.
Art. 7º A Política Nacional de Mobilidade Urbana possui os seguintes o…
Pesquisa identifica 20,5 milhões de brasileiros sem acesso à internet
Uma prática cada vez mais disseminada ainda é raridade no cotidiano de 20,5 milhões de brasileiros: o uso da internet. Esse contingente representa 10,9% das pessoas com 10 anos ou mais de idade em 2024. Desses, quase a metade (45,6%) aponta como motivo para não acessar a internet não saber como fazer. São 9,3 milhões de pessoas.
Os dados fazem parte de um suplemento sobre tecnologia da informação e comunicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-…
Texto I
TÍTULO VII – CAPÍTULO II – DA POLÍTICA URBANA: Art. 182. A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público Municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.
TÍTULO VIII – CAPÍTULO II – DA SAÚDE: Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantida mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF…



