A organização não governamental Alfa constatou que no Estado Beta, por variadas razões de ordem sociocultural, era grande a quantidade de pessoas que não tinham sido registradas no registro civil das pessoas naturais, o que inviabilizava a prática de diversos atos afetos à cidadania. A partir dessa constatação e de uma mobilização envolvendo diversos partidos políticos, foi editada a Lei estadual nº XX, que estabelecia, em seu Art. 1º, requisitos simplificados para a realização do registro civil de nascimento, de modo que somente fossem exigidas, pelos oficiais do registro civil, as informações básicas e indispensáveis à sua realização. O Art. 2º, por sua vez, considerava ato de improbidade administrativa a negativa de cumprimento dos comandos da Lei nº XX, sujeitando o oficial do registro civil às sanções de multa e suspensão dos direitos políticos. O Art. 3º, por sua vez, definia os legitimados para a ação a ser ajuizada com o objetivo de aplicar as sanções do Art. 2º, entre os quais inseria os usuários desse serviço público.
Apesar de a Lei estadual nº XX ter recebido forte apoio popular, houve grande resistência à sua aplicação. Além da recusa dos oficiais do registro civil, foram proferidas diversas decisões judiciais, inclusive em sede de tutela coletiva, argumentando que a Lei estadual nº XX era inconstitucional.
À luz dessa narrativa, o candidato deve indicar se há vício de constitucionalidade nos Artigos 1º, 2º e 3º da Lei estadual nº XX.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Determinada norma constitucional de eficácia limitada e princípio programático, inserida na Constituição da República pela Emenda Constitucional nº X, dispôs sobre um direito fundamental que é benéfico a João, considerando a relação jurídica de natureza obrigacional que mantém com Pedro.
Por tal razão, João entende que essa norma deve ser observada. Pedro, por sua vez, defende que, em virtude das características da Emenda Constitucional nº X, que carece de regulamentação, a relação jurídica deveria ser regida pela Lei Federal nº Y, que fora editada em momento anterior ao da referida reforma constitucional e que regulamentara outra norma constitucional, sendo que esse comando legal, de conteú…
Em matéria de concurso público para ingresso de pessoal no serviço público, responda as perguntas a seguir de forma objetivamente fundamentada e de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal.
a) É constitucional lei estadual que dispõe que, em concurso público para ingresso na carreira militar estadual, das vagas ofertadas no edital, 15% serão destinadas às candidatas do gênero feminino? Discorra sobre o tema.
b) É constitucional a vedação a que candidato aprovado em concurso público venha a tomar posse no cargo, por não preencher os requisitos de gozo dos direitos políticos e quitação eleitoral, em razão de condenação criminal transitada em julgado?
A crise do “welfare state” brasileiro se revela com a deterioração do estado de proteção social, agravada por políticas econômicas de austeridade e corte de gastos públicos, comprometendo a capacidade do estado de prover serviços básicos da população e, consequentemente, aumentando a desigualdade e a vulnerabilidade dessa mesma população. O SUS, por si, concebido para garantir o acesso aberto e gratuito à saúde, sofre com o subfinanciamento e a má gestão na sua esfera, irradiando efeitos negativos. A precarização do trabalho e as reformas na seguridade social atingem a desproteção social, impedindo a atenuação das desigualdades socioeconômicas. A falta de comunicações claras e eficazes entre…



