No decorrer dos anos de estudos relacionados à anemia falciforme, progressos significativos foram realizados no conhecimento desta doença. Nela, a substituição pontual de uma base nitrogenada do éxon1 no DNA do cromossomo 11 ocasiona o surgimento de uma hemoglobina patológica. A simples troca de um único aminoácido na composição da cadeia beta globínica, ocasiona o surgimento de uma estrutura hemoglobínica nova, denominada hemoglobina S (a letra S deriva da palavra inglesa sickle, que em português traduz-se como foice). A hemoglobina mutante possui propriedades físico-químicas bastante diferentes da hemoglobina normal, o que ocasiona alterações estruturais e funcionais nos mais diversos órgãos e sistemas da pessoa acometida pela doença.
(Adaptado de GALIZA NETO e PITOMBEIRA. Aspectos moleculares da anemia falciforme J. Bras. Patol. Med. Lab. 39 (1), 2003.)
a) Explique como uma alteração na estrutura primária da hemoglobina pode afetar a sua função.
b) Observe as figuras a seguir.

Explique por que nem toda mutação pontual, como no caso da anemia falciforme, irá modificar a composição da proteína formada.
c) Observa-se, na composição da hemoglobina, a presença de aminoácidos essenciais. Conceitue o que são aminoácidos essenciais
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
a) Procedimento para identificação do polissacarídeo.
a.2. Proponha um grupo controle para o experimento e explique sua impo…
“A Amazônia está perdendo sua capacidade de retirar da atmosfera dióxido de carbono (CO2). Entre 2010 e 2017, a maior floresta tropical do planeta liberou anualmente, em média, algumas centenas de milhões de toneladas a mais de carbono do que retirou do ar. Nesse período, o saldo do chamado balanço de carbono da Amazônia, a soma das emissões e das absorções de dióxido de carbono ocorridas no bioma, favoreceu a coluna das liberações. O resultado faz parte de um amplo estudo internacional coordenado por brasileiros cujos resultados preliminares foram apresentados no encontro da Sociedade Geofísica Americana (AGU).”
(Adaptado de: https://docs.google.com/document/d/1P2RjoDtFO1cFK5LC2tUFQeRHqbndz…
A Fibrose Cística (FC) é também conhecida por mucoviscidose ou doença do beijo salgado. A FC é decorrente de mutações no gene CFTR (Cystic Fibrosis Transmembrane Conductance Regulator), o qual codifica a proteína responsável por conduzir íons como, por exemplo, o cloreto (Cℓ-), através de membranas epiteliais. Essa doença é caracterizada pelo aumento de muco nas vias respiratórias e no trato digestivo, além de pelo acúmulo de sais no corpo, afetando órgãos como os pulmões, pâncreas e intestino. As formas de tratamento, em geral, incluem dieta hipercalórica, antibióticos, anti-inflamatórios, uso de insulinas, suplementos de vitaminas e acompanhamento multiprofissional com médicos, fisioterape…



