A Fibrose Cística (FC) é também conhecida por mucoviscidose ou doença do beijo salgado. A FC é decorrente de mutações no gene CFTR (Cystic Fibrosis Transmembrane Conductance Regulator), o qual codifica a proteína responsável por conduzir íons como, por exemplo, o cloreto (Cℓ-), através de membranas epiteliais. Essa doença é caracterizada pelo aumento de muco nas vias respiratórias e no trato digestivo, além de pelo acúmulo de sais no corpo, afetando órgãos como os pulmões, pâncreas e intestino. As formas de tratamento, em geral, incluem dieta hipercalórica, antibióticos, anti-inflamatórios, uso de insulinas, suplementos de vitaminas e acompanhamento multiprofissional com médicos, fisioterapeuta, nutricionista, entre outros.
A FC é considerada uma doença hereditária que apresenta padrão de herança autossômica recessiva. O gene CFTR está situado no braço longo do cromossomo 7 e é organizado em 27 éxons que serão responsáveis pela síntese de uma proteína com o mesmo nome. A mutação no gene desregula principalmente o transporte de íons na membrana celular conduzindo a manifestações clínicas de diferentes graus.
(Adaptado de https://www.geneticanapratica.ufscar.br/temas/fibrose-cistica)
a) O texto associa gene à síntese de proteína. Nas células eucarióticas, a síntese proteica é, basicamente, um processo que envolve duas etapas. Descreva de forma sucinta essas etapas, indicando os ácidos nucleicos envolvidos e os locais da célula onde ocorrem.
b) O gene CFTR contém 27 éxons espalhados ao longo de 250 kb do cromossomo 7, mas codifica um RNAm de apenas 6,5 kb. Explique o que ocorre durante o processamento dos genes eucarióticos que faz com que a molécula final de RNAm seja menor que o gene que a codifica.
c) No que se refere à mutação que determina a FC, considere uma população hipotética onde a frequência do alelo para a doença é de 0,02. Determine, por meio de cálculos, a frequência dos indivíduos heterozigotos nessa população.
d) Uma mulher saudável, filha de pais heterozigotos para FC, e seu companheiro, heterozigoto para a característica, têm duas filhas saudáveis. O casal quer saber a chance de ter uma outra criança do sexo feminino, mas com FC. Qual resposta você daria ao casal? Apresente os cálculos.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Eventos cada vez mais frequentes de floração de algas vêm ocorrendo no sistema de reservatórios em cascata no Rio Tietê, localizado no Estado de São Paulo. A mídia nacional constantemente divulga os impactos desse intenso processo de eutrofização nos corpos d’água, como mortandade de toneladas de peixes, prejuízos na economia local de piscicultores, água dos reservatórios com coloração verde e um forte mau cheiro.
Adaptado de: Nota técnica do Laboratório de Instrumentação de Sistemas Aquáticos (LabISA– OTG/INPE) sobre os eventos de floração de algas no
Reservatório de Promissão (SP) no primeiro trimestre de 2021, disponível em: http://www.obt.inpe.br/OBT/noticias-obt-inpe/nota-tecnica-dolab…
No decorrer dos anos de estudos relacionados à anemia falciforme, progressos significativos foram realizados no conhecimento desta doença. Nela, a substituição pontual de uma base nitrogenada do éxon1 no DNA do cromossomo 11 ocasiona o surgimento de uma hemoglobina patológica. A simples troca de um único aminoácido na composição da cadeia beta globínica, ocasiona o surgimento de uma estrutura hemoglobínica nova, denominada hemoglobina S (a letra S deriva da palavra inglesa sickle, que em português traduz-se como foice). A hemoglobina mutante possui propriedades físico-químicas bastante diferentes da hemoglobina normal, o que ocasiona alterações estruturais e funcionais nos mais diversos órgã…



