Leia o texto motivador abaixo, que aborda a leitura nos dias de hoje:
“Sabemos que a leitura é uma atividade milenar e existe na grande maioria das sociedades do mundo inteiro. Ao longo dos séculos, as convenções e os hábitos de leitura mudaram de acordo com as transformações culturais pelas quais passamos inevitavelmente. O livro, enquanto produção/manifestação cultural, também se transforma na mesma medida como se transformam as sociedades.
Como sabemos, a internet criou novas formas de comunicação com as pessoas e com os diversos suportes, tipos e gêneros textuais. Todos os navegadores são leitores e podem ser escritores de textos digitais, ou seja, leitores digitais, os quais, diferentemente da leitura tradicional passiva, têm condições de interagir e de intervir no texto, postando comentários e fazendo suas anotações pessoais.
Por causa desse alcance, abrangência e funcionalidade, a leitura digital é cada vez mais considerada como prática utilitária, pois permite que qualquer conteúdo seja acessado em qualquer parte do planeta, a qualquer hora, por um ou vários leitores.
Com a evolução das práticas e dos suportes de leitura e também em razão das transformações dos perfis dos leitores, alguns textos passaram por adaptações, tornaram-se mais esquemáticos do que discursivos com o objetivo de facilitar e otimizar a leitura e a compreensão do conteúdo por parte do leitor.”
(Extraído de Araújo, Luciana Kuchenbecker, “O que é Leitura Digital?”, Brasil Escola)
A leitura também parece ter-se adaptado aos novos tempos e tornou-se, para grande número de pessoas, um processo digital, com sites especializados na venda de livros. Ocorre que muitos ainda defendem o processo tradicional, dizendo que sentem falta de algo material na mão e consideram prazeroso o simples ato de virar as páginas lidas.
Num texto dissertativo-argumentativo, com número máximo de 30 linhas, em linguagem culta, diga o que você pensa da leitura nos dias atuais, sua visão sobre o processo de leitura digital, dando alguns prognósticos a respeito do futuro da leitura.
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