E se, em vez de afirmar que gosta de alguém porque possui as mesmas ideias, os mesmos gostos, as mesmas preferências e os mesmos valores, preferisse analisar: ‘O que é um valor?’, ‘O que é um valor moral?’, ‘O que é um valor artístico?’, ‘O que é a moral?’, ‘O que é a vontade?’, ‘O que é a liberdade?’.
Alguém que tomasse essa decisão estaria tomando distância da vida cotidiana e de si mesmo, teria passado a indagar o que são as crenças e os sentimentos que alimentam, silenciosamente, nossa existência. Ao tomar essa distância, estaria interrogando a si mesmo, desejando conhecer por que cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o que são nossas crenças e nossos sentimentos. Esse alguém estaria começando a cumprir o que dizia o oráculo de Delfos: ‘Conhece-te a ti mesmo’. E estaria começando a adotar o que chamamos de atitude filosófica.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2010.
A partir do trecho, faça o que se pede a seguir.
1. Descreva uma característica da atitude filosófica.
2. Apresente um exemplo dessa característica no contexto do surgimento da filosofia grega.
3. Identifique as relações entre a atitude filosófica e a concepção de filosofia proposta pelo Currículo da Cidade de São Paulo.
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