Além do clima árido do deserto do Atacama, no Chile, também a altitude é um desafio para quem está habituado a viver ao nível do mar, uma vez que este deserto fica a cerca de 4000 mil metros. Normalmente, os roteiros turísticos começam em San Pedro a cerca de 2400 metros. As pessoas começam com dores de cabeça, têm pequenos episódios de taquicardias, sentem-se muito mais cansadas ao caminhar, mais ofegantes e com falta de ar. Também há enjoos, é como se o estômago apertasse. Estes são alguns dos sintomas do “mal da altitude” ou “mal da montanha”. Para dar resposta a esta baixa de pressão, os nossos sistemas de compensação fazem aumentar a ventilação por minuto. Daí a sensação de respiração ofegante.
(Adaptado de: https://viagens.sapo.pt/viajar/viajar-mundo/artigos/altitude-humidade-calor-quando-viajamos-o-corpo-nao-tira-ferias)
A partir do texto, responda aos itens a seguir.
1. Um dos sintomas do “mal da montanha” é o cansaço ao caminhar. Considerando o metabolismo energético humano, explique a razão desse sintoma.
2. Descreva o mecanismo da ventilação pulmonar, citando os músculos envolvidos e as variações na pressão do ar dentro e fora dos pulmões.
3. Explique o fenômeno das trocas gasosas que ocorrem nos alvéolos
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Eventos cada vez mais frequentes de floração de algas vêm ocorrendo no sistema de reservatórios em cascata no Rio Tietê, localizado no Estado de São Paulo. A mídia nacional constantemente divulga os impactos desse intenso processo de eutrofização nos corpos d’água, como mortandade de toneladas de peixes, prejuízos na economia local de piscicultores, água dos reservatórios com coloração verde e um forte mau cheiro.
Adaptado de: Nota técnica do Laboratório de Instrumentação de Sistemas Aquáticos (LabISA– OTG/INPE) sobre os eventos de floração de algas no
Reservatório de Promissão (SP) no primeiro trimestre de 2021, disponível em: http://www.obt.inpe.br/OBT/noticias-obt-inpe/nota-tecnica-dolab…
A Fibrose Cística (FC) é também conhecida por mucoviscidose ou doença do beijo salgado. A FC é decorrente de mutações no gene CFTR (Cystic Fibrosis Transmembrane Conductance Regulator), o qual codifica a proteína responsável por conduzir íons como, por exemplo, o cloreto (Cℓ-), através de membranas epiteliais. Essa doença é caracterizada pelo aumento de muco nas vias respiratórias e no trato digestivo, além de pelo acúmulo de sais no corpo, afetando órgãos como os pulmões, pâncreas e intestino. As formas de tratamento, em geral, incluem dieta hipercalórica, antibióticos, anti-inflamatórios, uso de insulinas, suplementos de vitaminas e acompanhamento multiprofissional com médicos, fisioterape…
Além do clima árido do deserto do Atacama, no Chile, também a altitude é um desafio para quem está habituado a viver ao nível do mar, uma vez que este deserto fica a cerca de 4000 mil metros. Normalmente, os roteiros turísticos começam em San Pedro a cerca de 2400 metros. As pessoas começam com dores de cabeça, têm pequenos episódios de taquicardias, sentem-se muito mais cansadas ao caminhar, mais ofegantes e com falta de ar. Também há enjoos, é como se o estômago apertasse. Estes são alguns dos sintomas do “mal da altitude” ou “mal da montanha”. Para dar resposta a esta baixa de pressão, os nossos sistemas de compensação fazem aumentar a ventilação por minuto. Daí a sensação de respiração o…



