Leia os documentos a seguir.
I. Uma definição adequada de educação integral é aquela que considera o sujeito em sua condição multidimensional, não apenas na sua dimensão cognitiva, como também em sua dimensão biopsicossocial. Nesse sentido, a educação deve considerar as crianças e os adolescentes sujeitos inteiros, com todas as suas vivências e aprendizagens. Somente o que se coloca como desafio, como inquietação para educadores e educandos, pode se transformar numa relação profícua de ensino-aprendizagem.
Adaptado de GONÇALVES, Antônio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec, nº 2, 2006, p. 130.
II. Uma escola democrática precisa contribuir para o desenvolvimento de competências diversas. No campo linguístico-argumentativo, capaz de gerar códigos elaborados, necessários a formulações generalizantes e abstracionistas exigidas no circuito da comunicabilidade intersubjetiva, produtora de verdades consensualmente válidas, espaço decisivo de geração de palavras e de ação; a competência propositiva, capaz de gerar táticas e estratégias alternativas e que forçosamente reenvia a confrontação argumentativa ao espaço público e ao diálogo; a competência decisória, que exige a visibilidade do outro, em voz e ação; a competência auto-inquiridora que nos permite interrogar os fundamentos de nossa própria inserção no mundo, de nossas relações com ele e com os outros.
Adaptado de BRAYNER, F. H. A. Ensaios de Crítica Pedagógica. Campinas: Autores Associados, 1995, p. 141-142.
A partir dos textos, responda aos itens a seguir.
1. Descreva a perspectiva multidimensional que fundamenta a concepção de educação integral exposta no documento I.
2. Apresente um exemplo de como o conceito de educação integral fundamenta as políticas curriculares para o Ensino Médio na cidade de São Paulo.
3. Apresente uma estratégia pedagógica que promova uma das competências citadas no documento II, visando à construção de um ensino democrático.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um artigo sobre os problemas da educação moderna apontou quatro grandes problemas:
1. Não permitir que o aluno vivencie para aprender.
2. Insistência na especialização e não no equilíbrio dos saberes.
3. Recusa em abrir caminho para as novas tecnologias.
4. Professor como o centro do aprendizado.
Faça um texto dissertativo-argumentativo, em linguagem culta, expressando sua opinião sobre qual desses problemas é o mais grave e o modo de solucioná-lo. Dê especial atenção aos argumentos apresentados na defesa de seus pontos de vista.
Leia os textos a seguir para responder à questão:
Texto I
CAPÍTULO II
DOS PRINCÍPIOS NORTEADOS
Art. 3° São princípios da Educação Profissional e Tecnológica:
I – articulação com o setor produtivo para a construção coerente de itinerários formativos, com vista ao preparo para o exercício das profissões operacionais, técnicas e tecnológicas, na perspectiva da inserção laboral dos estudantes; […]
CAPÍTULO III
DA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO
Art. 8° São critérios para o planejamento e a organização de cursos de Educação Profissional e Tecnológica:
I – atendimento às demandas socioeconômico ambientais dos cidadãos e do mundo de trabalho; […]
CAPÍTULO X
DA PRÁTICA PROFISSIO…
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), vem empreendendo esforços para avançar na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Pneepei). Desde 2023, houve a retomada de ações e programas que estavam paralisados ou que não haviam recebido recursos, além do investimento em iniciativas focadas no combate ao capacitismo, na formação de professores e na infraestrutura das escolas.
Na perspectiva do MEC, a educação escolar se faz na convivência entre todas as pessoas em escolas e salas de aula comuns, reconhecendo e respeitando as diferentes formas de se comun…



