A equipe de análise de sistemas do TJRN implementou o web service JusDocs, que retorna o conteúdo de um documento identificado pelo parâmetro doc. O JusDocs é um web service do tipo Representational State Transfer (REST) e foi hospedado no servidor web Apache do tribunal. Durante um teste de funcionamento do JusDocs, foi disparada a seguinte requisição Hypertext Transfer Protocol (HTTP):
HEAD
https://apache.tjrn.jus.br/jusdocs?doc=processos%2
F2023%2Fcapa
Em relação à requisição HTTP apresentada acima e de acordo com as especificações do HTTP:
a) Que método HTTP foi utilizado na requisição?
b) Qual o valor do parâmetro doc ao se remover a codificação por cento?
c) Em relação ao body da mensagem, como o Apache deve proceder ao responder uma requisição feita com este método HTTP?
O teste de funcionamento do JusDocs disparou ainda a seguinte requisição HTTP:
PUT
https://apache.tjrn.jus.br/jusdocs?doc=processos%2
F2023%2Fcapa
Content-Type: application/json
Body: “novoConteúdo”
Obtendo a seguinte resposta:
HTTP/1.1 409 <409-REASON-PHRASE>
A string <409-REASON-PHRASE> está ocultando a descrição curta do código de erro 409 do HTTP, que foi gerado pelo JusDocs e retornado pelo Apache.
Em relação às novas mensagens HTTP apresentadas acima e de acordo com as especificações do HTTP e do JavaScript Object Notation (JSON):
d) O body da nova requisição constitui um JSON válido?
e) Qual a descrição curta do código de erro 409 do HTTP, ocultado pela string <409-REASON-PHRASE>?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma instituição pública deseja modernizar seu sistema interno de gestão de solicitações administrativas, atualmente baseado em planilhas e troca de e-mails. O novo sistema será desenvolvido como uma aplicação web, acessível a servidores e gestores, permitindo registro de novas solicitações (ex.: passagens, diárias, TI, manutenção); consulta e atualização do status; anexação de documentos; e visualização gerencial de pendências e tempos de atendimento.
A equipe de desenvolvimento decidiu adotar a arquitetura MVC (Model–View–Controller) para garantir separação de responsabilidades, baixa acoplamento e facilidade de manutenção.
No projeto, definiu-se que o Model representará entidades como Soli…
O Open Group, criado em 1996 a partir da fusão entre o consórcio X/Open e a Open Software Foundation, reúne empresas e instituições da indústria de tecnologia da informação comprometidas com o desenvolvimento e a promoção de padrões abertos para infraestrutura e interoperabilidade computacional. Entre suas diversas contribuições, destaca-se o SOA Source Book, um conjunto de definições, análises, recomendações e modelos de referência voltados ao apoio de organizações e profissionais que buscam compreender, implementar e gerir soluções baseadas na Arquitetura Orientada a Serviços (SOA).
A arquitetura orientada a serviços consolidou-se como um dos principais paradigmas de integração tecnológica…
Texto I
A programação orientada a objetos (POO) é um paradigma de programação que preza pela organização do código em torno de objetos, que representam entidades do mundo real e possuem características e comportamentos. Por esse motivo, é considerado um dos paradigmas mais populares e utilizados na indústria de desenvolvimento de software.
Texto II
O código-fonte a seguir mostra a versão cliente de uma aplicação estruturada na arquitetura cliente-servidor, desenvolvido em Python.

Considerando as informações apresentadas no texto e no código-fonte em Python, elabore um texto dissertativo e argumentativo sobre orientação a objetos e redes de computadores abordando, necessariamente, os seguin…



