A avaliação é atividade fundamental da gestão documental, entendida como a análise e o estabelecimento de prazos de guarda e destinação final, e consiste em selecionar a documentação passível de recolhimento para a guarda permanente.
O Manual de Gestão Documental, como um dos instrumentos do Proname, especifica diretrizes, princípios e normas para a Gestão Documental, incluindo os procedimentos para a avaliação de documentos arquivísticos.
Com base nessas informações e sobre essa função arquivística, responda:
a) o que é a CPAD e quais são as suas atribuições;
b) qual deve ser a composição da CPAD;
c) quais são os critérios de avaliação de documentos;
d) quais os instrumentos de avaliação utilizados pelo Programa de Gestão Documental dos órgãos do Poder Judiciário.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A “Fé Pública” dos documentos, certamente como resultado de um valor simbólico, entendido como fundamental na organização das sociedades modernas, constitui um bem jurídico que ao Estado cabe preservar.
Discorra sobre o que justifica essa responsabilização do Estado e qual sua relação com a Ética Profissional do Arquivista.
Os órgãos do Poder Judiciário deverão estabelecer e publicar, em seus sítios eletrônicos, políticas de Gestão Documental baseadas nos princípios da legalidade, transparência, proteção de dados e eficiência, o que se aplica também à documentação digital. Para que a política nacional possa ser efetivamente implementada, cumpre a cada ramo ou órgão do Poder Judiciário estabelecer sua própria política.
Para elaboração dessas políticas e do Planejamento Estratégico, é importante que o órgão realize diagnósticos em seus vários setores e unidades, o que envolve vários fatores, entre eles os quatro a seguir.
a) levantamento preliminar;
b) análise das funções, das atividades desenvolvidas e dos docum…



