Considere a charge e o texto a seguir.

O racismo é estrutural. Comportamentos individuais e processos institucionais são derivados de uma sociedade cujo racismo é regra e não exceção. O racismo é parte de um processo social que ocorre “pelas costas dos indivíduos e lhes parece legado pela tradição”. Nesse caso, além de medidas que coíbam o racismo individual e institucionalmente, torna-se imperativo refletir sobre mudanças profundas nas relações sociais, políticas e econômicas.
(ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural (Coleção Feminismos Plurais). São
Paulo: Jandaíra, 2021, p. 50)
Supondo que um(a) professor(a) de História esteja trabalhando, em sala de aula, a discussão da abolição da escravidão e a existência de racismo estrutural em nossa sociedade, com alunos(as) do 9º ano do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio:
a. Indique como a charge poderia ser utilizada como material didático, considerando que ela faz referência ao Centenário da Abolição.
b. Relacione a definição de racismo estrutural e a crítica presente na charge.
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