Quando a equipe de educadores se reúne para elaborar o planejamento do ano letivo e discutir as atividades que realizarão, você percebe pouca reflexão sobre a finalidade (“para quê?”) e a necessidade (“por quê?”) daquilo que se vai fazer, além de pouca interação entre os profissionais e destes com o projeto político-pedagógico da escola. Seja pela escassez de tempo dos professores, seja pela confiança que estes depositam nos próprios anos de experiência, você identifica a necessidade de alinhar e ajustar o trabalho da equipe para o presente ano. Frente a esse cenário, responda, de forma fundamentada, aos itens a e b.
a. Quais atividades práticas você proporia à equipe, a fim de obter maior alinhamento com o projeto político-pedagógico da escola?
b. De que modo você conduziria a organização de um evento como a Festa Junina, de forma a enfrentar a inércia identificada nas ações da equipe?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere a situação apresentada a seguir:
O professor de História do 8º ano orientou os alunos a realizar pesquisa na biblioteca da escola e na internet, para que produzissem diferentes materiais sobre as identidades no Brasil do século XIX. Ao final do ano letivo, a coordenação da escola recebeu reclamações de pais de alunos, criticando a abordagem do professor de História e registrando preferir aulas expositivas e provas de verificação de conteúdo.
Tendo em vista a adoção da Base Nacional Comum Curricular, responda fundamentadamente:
a. De que fundamentos pedagógicos a coordenação deve se utilizar na mediação do conflito entre as famílias e o professor de História?
b. Em termos da formaçã…
Considere os itens abaixo:
– O respeito à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.697/1998) e à Lei nº 8.090/1990 (ECA) no que tange à diversidade e à inclusão de alunos com deficiência;
– A relevância do papel do professor para a formação dos seus alunos (Vigotsky, 1998):
“[…] é preciso que haja efetividade, um vínculo entre o professor e os alunos, uma relação de confiança e afeto, para aprenderem a interagir, se comunicar e desenvolver empatia”.
(A importância do professor na formação dos alunos – SAE Digital)
Antônio é docente em uma classe do 5º ano do ensino fundamental e, cotidianamente, enfrenta desafios com sua turma. Responda, fu…



