Há várias formas de conceber o fenômeno educativo. De acordo com determinada teoria, proposta ou abordagem do processo de ensino-aprendizagem, privilegia-se um ou outro aspecto do fenômeno educacional. Mizukami (1986) cita, por exemplo, que, numa Abordagem Humanista, o professor deve ser um facilitador da aprendizagem, encorajando o aluno a escolher seus próprios interesses, estimulando a relação pedagógica. O aluno, por sua vez, deve se responsabilizar pelos objetivos da aprendizagem, ser compreendido como alguém que se autoconstrói e se autorregula em situações concretas de aprendizagem. Cabe a ele pesquisar o conhecimento que lhe seja significativo, percebê-lo como mutável, saber criticá-lo, aperfeiçoá-lo ou até substituí-lo.
(Disponível em: https://interdisciplinarmackenzie.files.wordpress.com)
A obra da autora cita diferentes correntes do pensamento pedagógico brasileiro e suas implicações no processo escolar. Considerando a abordagem sociocultural, descreva, de forma fundamentada,
a. o papel do professor;
b. o papel do aluno;
c. a relação do aluno com o conhecimento.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere a situação apresentada a seguir:
O professor de História do 8º ano orientou os alunos a realizar pesquisa na biblioteca da escola e na internet, para que produzissem diferentes materiais sobre as identidades no Brasil do século XIX. Ao final do ano letivo, a coordenação da escola recebeu reclamações de pais de alunos, criticando a abordagem do professor de História e registrando preferir aulas expositivas e provas de verificação de conteúdo.
Tendo em vista a adoção da Base Nacional Comum Curricular, responda fundamentadamente:
a. De que fundamentos pedagógicos a coordenação deve se utilizar na mediação do conflito entre as famílias e o professor de História?
b. Em termos da formaçã…
Considere os itens abaixo:
– O respeito à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.697/1998) e à Lei nº 8.090/1990 (ECA) no que tange à diversidade e à inclusão de alunos com deficiência;
– A relevância do papel do professor para a formação dos seus alunos (Vigotsky, 1998):
“[…] é preciso que haja efetividade, um vínculo entre o professor e os alunos, uma relação de confiança e afeto, para aprenderem a interagir, se comunicar e desenvolver empatia”.
(A importância do professor na formação dos alunos – SAE Digital)
Antônio é docente em uma classe do 5º ano do ensino fundamental e, cotidianamente, enfrenta desafios com sua turma. Responda, fu…



