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Ano
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Q212397 | Pedagogia
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2022
Órgao: SEC BA - Secretaria de Estado da Educação da Bahia
Cargo: Coordenador Pedagógico - SEC BA
20 linhas

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Há várias formas de conceber o fenômeno educativo. De acordo com determinada teoria, proposta ou abordagem do processo de ensino-aprendizagem, privilegia-se um ou outro aspecto do fenômeno educacional. Mizukami (1986) cita, por exemplo, que, numa Abordagem Humanista, o professor deve ser um facilitador da aprendizagem, encorajando o aluno a escolher seus próprios interesses, estimulando a relação pedagógica. O aluno, por sua vez, deve se responsabilizar pelos objetivos da aprendizagem, ser compreendido como alguém que se autoconstrói e se autorregula em situações concretas de aprendizagem. Cabe a ele pesquisar o conhecimento que lhe seja significativo, percebê-lo como mutável, saber criticá-lo, aperfeiçoá-lo ou até substituí-lo.

(Disponível em: https://interdisciplinarmackenzie.files.wordpress.com)

A obra da autora cita diferentes correntes do pensamento pedagógico brasileiro e suas implicações no processo escolar. Considerando a abordagem sociocultural, descreva, de forma fundamentada,

a. o papel do professor;

b. o papel do aluno;

c. a relação do aluno com o conhecimento.


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