Leia o texto:
A garantia do direito à Educação Indígena Diferenciada, previsto na Constituição de 1988, é uma luta permanente dos diferentes povos que, cada um a seu modo, buscam a soberania pedagógica como um projeto político, isto é, uma escola para: (a) Fortalecer os sabedores (mestres e mestras) e suas artes e técnicas, difundindo-as entre as novas gerações; (b) promover intercâmbios de conhecimentos entre povos, para possibilitar a melhoria das condições de vida no território; (c) encantar as crianças e jovens em relação ao seu território e seu povo.
(Adaptado de: FERREIRA, Joelson, 2021, p. 84-87, FERREIRA, Joelson; Erahsto Felicio. Por terra e território: caminhos da revolução dos
povos no Brasil. Arataca (BA): Teias dos Povos, 2021)
Espera-se que um coordenador pedagógico indígena possua conhecimento dos processos de produção e dos processos econômicos próprios da comunidade e dos métodos de ensino-aprendizagem para que possam desenvolver a interlocução cultural e a prática da cidadania. Com base no trecho acima e articulando com as ideias do Mestre Joelson, REDIJA um texto sobre papel do coordenador pedagógico indígena na busca pela soberania pedagógica de sua escola. Traga pelo menos três exemplos da realidade do seu povo para sustentar a sua argumentação.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere os itens abaixo:
– O respeito à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.697/1998) e à Lei nº 8.090/1990 (ECA) no que tange à diversidade e à inclusão de alunos com deficiência;
– A relevância do papel do professor para a formação dos seus alunos (Vigotsky, 1998):
“[…] é preciso que haja efetividade, um vínculo entre o professor e os alunos, uma relação de confiança e afeto, para aprenderem a interagir, se comunicar e desenvolver empatia”.
(A importância do professor na formação dos alunos – SAE Digital)
Antônio é docente em uma classe do 5º ano do ensino fundamental e, cotidianamente, enfrenta desafios com sua turma. Responda, fu…
Considere a situação apresentada a seguir:
O professor de História do 8º ano orientou os alunos a realizar pesquisa na biblioteca da escola e na internet, para que produzissem diferentes materiais sobre as identidades no Brasil do século XIX. Ao final do ano letivo, a coordenação da escola recebeu reclamações de pais de alunos, criticando a abordagem do professor de História e registrando preferir aulas expositivas e provas de verificação de conteúdo.
Tendo em vista a adoção da Base Nacional Comum Curricular, responda fundamentadamente:
a. De que fundamentos pedagógicos a coordenação deve se utilizar na mediação do conflito entre as famílias e o professor de História?
b. Em termos da formaçã…



