A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Sustentabilidade, o desafio das próximas décadas e seus impactos”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO 1
Constituição Federal de 1988
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e indivíduais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das
controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
https://www jusbrasil.com.br/topicos/10645661/artigo-225-da-constituicao-federal-de-1988/definicoes-
TEXTO 2
Definição de Desenvolvimento Sustentável “A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental (WF-Brasil, 2015)”.
https://www.verdeghaia.com.br/-
TEXTO 3
EMPRESAS INVESTEM EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E REDUZIR IMPACTOS AMBIENTAIS.
Engenheiros analisam cenário favorável para o incremento de novas tecnologias, mas informatização também pode causar o desemprego em todo o mundo.
Em 1936, o icônico diretor e ator britânico Charlie Chaplin lançava o filme semimudo “Tempos Modernos”, uma forte crítica sobre o capitalismo e os maus-tratos que os trabalhadores recebiam desde a Revolução Industrial até a Grande Depressão.
Famoso por relatar a substituição da força de trabalho humana pelas máquinas, o longa segue atual até os dias hoje, quando a humanidade vive um verdadeiro paradoxo associado a evolução da tecnologia e dos processos de automação do trabalho: a inteligência artificial pode aumentar a produtividade e reduzir impactos ambientais, mas também causar o desemprego e a precarização do trabalho em todo o mundo.
“A utilização da inteligência artificial (IA) para aumentar a produtividade e reduzir impactos ambientais pode trazer significativos, mas também apresenta desafios e riscos potenciais”, alerta o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-BA e engenheiro eletricista Sérvulo de Oliveira Ramos.
De acordo com ele, a “IA pode ser usada para automatizar tarefas repetitivas e melhorar a eficiência em processos produtivos, o que pode levar a uma maior produtividade e eficiência na gestão de recursos”, mas também “a dependência da IA para processos produtivos pode tornar as empresas vulneráveis a falhas técnicas ou a ataques cibernéticos, o que pode afetar negativamente a produtividade e os resultados financeiros”. […]
“http:/fwww.creaba.ora.brhwp-contentuploads/2023/04/CREA-BA-Abril-2023-27042023-2.pdf-
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Artigo 1°: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Fonte: Declaração Universal dos Direitos Humanos, disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/por.pdf
Texto II
O número total de custodiados no Brasil subiu para 650.822 em celas físicas e 201.188 em prisão domiciliar. Os presos em celas físicas são aqueles que, independentemente de saídas para trabalhar e estudar, dormem no estabelecimento prisional, além daqueles que estão nas carceragens da PC/PM/CBM/ e PF. Já os que estão em prisão domiciliar são os que cumprem pena em casa e pod…
Texto I
A ameaça do novo coronavírus impôs o distanciamento social e provocou mudanças que atingiram também o sistema prisional. No entanto, não impediu a continuidade de boas iniciativas voltadas para a recuperação e ressocialização dos detentos. O Curso do projeto “Maxi Crochê – Tecendo a diversidade” foi concluído neste mês. Entre os participantes estão condenadas por crimes como homicídio, latrocínio, tráfico, roubo e furto, que hoje se encontram em processo de recuperação e de qualificação, em busca de uma nova vida quando retornarem à liberdade.
“O aprendizado permitiu às participantes descobrir que têm capacidade de construir algo belo, muito diferente do crime, da prostituição e das…
TEXTO 1
Custo do brasileiro com animais de estimação passa de R$ 200 por mês
Muitos brasileiros consideram o seu animal de estimação como da família e priorizam os cuidados de saúde e bem estar. A média do valor gasto por mês é de mais de R$ 200 e isso impulsionou o crescimento no país do mercado pet, que tem investido em produtos de luxo e planos especiais de serviços. Tanto que o Brasil é o terceiro país no ranking que mais consome esse segmento, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Números no Brasil
População de animais de estimação é muito alta no Brasil. Dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) mostram que há 167,6 milhões de pet…



