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Q210734 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: IDCAPVer cursos
Ano: 2023
Órgao: CREA BA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de BA
Cargo: Assistente Administrativo

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Meus Cadernos

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Sustentabilidade, o desafio das próximas décadas e seus impactos”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.  Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e indivíduais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das
controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

 

https://www jusbrasil.com.br/topicos/10645661/artigo-225-da-constituicao-federal-de-1988/definicoes-

TEXTO 2

Definição de Desenvolvimento Sustentável “A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental (WF-Brasil, 2015)”.

https://www.verdeghaia.com.br/-

TEXTO 3

EMPRESAS INVESTEM EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E REDUZIR IMPACTOS AMBIENTAIS.

Engenheiros analisam cenário favorável para o incremento de novas tecnologias, mas informatização também pode causar o desemprego em todo o mundo.

Em 1936, o icônico diretor e ator britânico Charlie Chaplin lançava o filme semimudo “Tempos Modernos”, uma forte crítica sobre o capitalismo e os maus-tratos que os trabalhadores recebiam desde a Revolução Industrial até a Grande Depressão.

Famoso por relatar a substituição da força de trabalho humana pelas máquinas, o longa segue atual até os dias hoje, quando a humanidade vive um verdadeiro paradoxo associado a evolução da tecnologia e dos processos de automação do trabalho: a inteligência artificial pode aumentar a produtividade e reduzir impactos ambientais, mas também causar o desemprego e a precarização do trabalho em todo o mundo.

“A utilização da inteligência artificial (IA) para aumentar a produtividade e reduzir impactos ambientais pode trazer significativos, mas também apresenta desafios e riscos potenciais”, alerta o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-BA e engenheiro eletricista Sérvulo de Oliveira Ramos.

De acordo com ele, a “IA pode ser usada para automatizar tarefas repetitivas e melhorar a eficiência em processos produtivos, o que pode levar a uma maior produtividade e eficiência na gestão de recursos”, mas também “a dependência da IA para processos produtivos pode tornar as empresas vulneráveis a falhas técnicas ou a ataques cibernéticos, o que pode afetar negativamente a produtividade e os resultados financeiros”. […]

“http:/fwww.creaba.ora.brhwp-contentuploads/2023/04/CREA-BA-Abril-2023-27042023-2.pdf-


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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