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Q210680 | Direito Educacional e Tecnológico
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2023

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Considere um banco de dados relacional constituído de três tabelas nas quais estão registradas as vendas realizadas por cada um dos vendedores de uma loja de móveis. A tabela VENDEDOR (instanciada a seguir) armazena os nomes dos vendedores, tendo a coluna Nome como chave primária.

nome
Gabriel
Juliano
Márcia
Paula

A tabela PRODUTO (instanciada a seguir) armazena os produtos e respectivos preços unitários de venda, tendo a coluna Tipo como chave primária.

tipo valor
Cadeira 750,00
Mesa 1600,00
Sofá 3200,00

A tabela VENDA (instanciada a seguir) indica a quantidade de cada tipo de produto que foi vendido por vendedor, tendo Nome e Tipo formando a chave primária. Na tabela VENDA, a coluna Nome é uma chave estrangeira que referencia a tabela VENDEDOR, e a coluna Tipo é uma chave estrangeira que referencia a tabela PRODUTO.

nome tipo quantidade
Gabriel Cadeira 9
Gabriel Mesa 2
Gabriel Sofá 3
Juliano Cadeira 4
Juliano Mesa 1
Juliano Sofá 1
Márcia Cadeira 5
Márcia Mesa 2
Paula Sofá 3

 

Considerando as informações apresentadas, elabore um texto dissertativo que responda, de modo justificado, as informações solicitadas:

  1. Apresente um comando CREATE TABLE que permite a criação da tabela venda observando as restrições indicadas para cada uma das colunas nome, tipo e quantidade.
  2. Apresente um comando SELECT do SQL que retorne o nome e o valor total das vendas de cada vendedor. No resultado, as linhas devem estar ordenadas em ordem decrescente de valor total das vendas.
  3. Apresente um comando SELECT do SQL que retorne os nomes dos vendedores que venderam móveis de todos os tipos, em ordem alfabética. Esse comando, e eventuais subconsultas, não podem conter funções agregadas como count, sum etc.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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