Considere um banco de dados relacional constituído de três tabelas nas quais estão registradas as vendas realizadas por cada um dos vendedores de uma loja de móveis. A tabela VENDEDOR (instanciada a seguir) armazena os nomes dos vendedores, tendo a coluna Nome como chave primária.
| nome |
| Gabriel |
| Juliano |
| Márcia |
| Paula |
A tabela PRODUTO (instanciada a seguir) armazena os produtos e respectivos preços unitários de venda, tendo a coluna Tipo como chave primária.
| tipo | valor |
| Cadeira | 750,00 |
| Mesa | 1600,00 |
| Sofá | 3200,00 |
A tabela VENDA (instanciada a seguir) indica a quantidade de cada tipo de produto que foi vendido por vendedor, tendo Nome e Tipo formando a chave primária. Na tabela VENDA, a coluna Nome é uma chave estrangeira que referencia a tabela VENDEDOR, e a coluna Tipo é uma chave estrangeira que referencia a tabela PRODUTO.
| nome | tipo | quantidade |
| Gabriel | Cadeira | 9 |
| Gabriel | Mesa | 2 |
| Gabriel | Sofá | 3 |
| Juliano | Cadeira | 4 |
| Juliano | Mesa | 1 |
| Juliano | Sofá | 1 |
| Márcia | Cadeira | 5 |
| Márcia | Mesa | 2 |
| Paula | Sofá | 3 |
Considerando as informações apresentadas, elabore um texto dissertativo que responda, de modo justificado, as informações solicitadas:
- Apresente um comando CREATE TABLE que permite a criação da tabela venda observando as restrições indicadas para cada uma das colunas nome, tipo e quantidade.
- Apresente um comando SELECT do SQL que retorne o nome e o valor total das vendas de cada vendedor. No resultado, as linhas devem estar ordenadas em ordem decrescente de valor total das vendas.
- Apresente um comando SELECT do SQL que retorne os nomes dos vendedores que venderam móveis de todos os tipos, em ordem alfabética. Esse comando, e eventuais subconsultas, não podem conter funções agregadas como count, sum etc.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação atua pela implementação e defende um Sistema Nacional de Educação (SNE) que promova a cooperação federativa e o regime de colaboração em matéria educativa. Ele deve ser pautado pela implementação do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e pelo Custo Aluno-Qualidade (CAQ), tal como propõem as Conferências de Educação (Coneb, Conae 2010 e 2014) e de acordo com o previsto na Lei 13.005/2014, do Plano Nacional de Educação 2014-2024.
De quem é a responsabilidade?
O Brasil vive sob um sistema federativo: a fim de garantir os direitos constitucionais de todas(os) as(os) cidadãs(ãos), União, o Distrito Federal, estados e municípios dividem atribuições e par…
Precisamos agir de forma responsável com base no entendimento de que o que fazemos hoje pode ter implicações futuras para a vida das pessoas e para o planeta. A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) contribui para mudar a a maneira pela qual as pessoas pensam e agem para alcançarmos um futuro sustentável.
A educação para o desenvolvimento sustentável significa incluir as principais questões de desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem. Ela requer mudanças de longo alcance na forma como a educação é frequentemente praticada hoje. Esse esforço educacional incentivará mudanças de comportamento que criarão um futuro mais sustentável em termos de integridade ambiental, v…
“Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania. […]
É necessário que o aluno se aproprie do processo de construção de conhecimentos relativos ao corpo e ao movimento e construa uma possibilidade autônoma de utilização de seu potencial gestual.” (BRA…



