Para o controle de obras, é muito comum o uso de técnicas como o Program Evaluation and Review Technique (PERT) e o Critical Path Method (CPM).
A figura abaixo mostra uma rede em que as atividades, representadas por setas, possuem duração, em dias corridos, representada pelo número no centro da seta. Os círculos mostram as incidências de início e término das atividades e o projeto se inicia em 0 e termina em 60.

Determine, apresentando seus cálculos:
- O caminho crítico da rede no formato:

- A última data de início, a última data de término e a folga da atividade 10 → 40
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Em projetos de estrada, o controle tecnológico nas obras de pavimentação é condição fundamental para que a vida útil da estrada seja garantida. Os controles baseiam-se na análise dos resultados obtidos em campo, usando-se como referência valores de testes realizados em laboratório.
Com base nesse contexto, cite e descreva um ensaio que você deve realizar no campo para cada um dos controles a seguir:
A) controle da umidade ótima;
B) controle da massa específica aparente seca máxima.
C) No caso de a umidade estar abaixo da ótima, descreva uma forma de corrigi-la.
Um bairro localizado em área urbana não dispõe de saneamento básico adequado e, portanto, necessita de um estudo de concepção de um sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário que apresente as diretrizes, os parâmetros e as definições necessárias para a escolha e a caracterização da obra a ser realizada.
Considerando a situação hipotética precedente, redija um texto dissertativo abordando, necessariamente, os seguintes aspectos relativos aos estudos de concepção de sistemas separadores absolutos de coleta e tratamento de esgoto sanitário:
- as partes ou unidades principais de um sistema coletor de esgoto sanitário;
- os níveis ou graus de tratamento de esgoto e os principais poluentes re…
A malha rodoviária federal do Brasil possui atualmente extensão total de 75,8 mil km, dos quais 65,4 mil km correspondem a rodovias pavimentadas e 10,4 mil km correspondem rodovias não pavimentadas.
Fonte:https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/conteudo/rodovias-brasileiras
Nesse contexto, sabe-se que há diversas possibilidades de revestimentos rodoviários, desde revestimentos rígidos a flexíveis. Dentro dos revestimentos flexíveis, os revestimentos asfálticos possuem grande destaque. Assim:
- Defina o que é Camada Porosa de Atrito (CPA) e sua utilização;
- Defina o que Stone Matrix Asphalt (SMA) e sua utilização.



