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Q208541 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2023
Órgao: SEE PE - Secretaria de Educação de Pernambuco
Cargo: Professor
Padrão de resposta Resolução em texto30 linhas Resolução de Aluno +90%

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Atualmente, encontramo-nos na fase introdutória de difusão da inteligência artificial, e o seu campo de aplicações permanece em aberto, uma vez que, teoricamente, as novas tecnologias de inteligência artificial podem ser utilizadas por todas as áreas. Ainda assim, como a tecnologia não é um fator isolado da sociedade, não estão predeterminados todos os benefícios e todas as consequências que esse tipo de inteligência pode trazer antes da sua aplicação efetiva. Ao contrário, o desenvolvimento e o uso de uma tecnologia são condicionados por inúmeros fatores, de natureza econômica, cultural e social, que atingem trabalhadores, empresas e a sociedade em geral, de maneira diferenciada do que foi inicialmente concebido pelos desenvolvedores da tecnologia. No campo educacional, são esperadas diferentes aplicações, como sistemas tutoriais inteligentes, robótica inteligente educacional e processamento de linguagem natural, que tendem a facilitar a interação e o aprendizado de estudantes, bem como ajudam a reconhecer as dificuldades de aprendizagem em um determinado assunto e a elaborar conteúdos educacionais por meio de linguagem e formato, por exemplo, adequados para cada aluno em particular.

Luis Antonio Cruz Caruso. Impactos da difusão da inteligência artificial
na educação técnica de nível. Brasília:UNESCO, 2021 (com adaptações).

 

A inteligência artificial se apresenta de diferentes formas, já que há diferentes maneiras de criá-la e treiná-la, bem como são inúmeras as suas possibilidades de aplicação. Por isso, hoje, ela está presente em nosso cotidiano em diversas áreas, como a medicina, o entretenimento, o comércio on-line e a educação, ajudando-nos a desempenhar diversas atividades sem que, às vezes, nem percebamos. No nosso dia a dia, usamos a inteligência artificial em serviços de streaming, em buscadores na Web, no comércio eletrônico, na segurança digital e em aplicativos de GPS, por exemplo.

Internet:<https://www.smarthint.co> (com adaptações).

Considerando que os textos precedentes têm caráter unicamente motivador, elabore um texto dissertativo sobre o tema a seguir.

O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: POTENCIALIDADES E LIMITES

Ao elaborar seu texto, atenda, necessariamente, ao que se pede a seguir.

1 Discorra sobre o contexto atual de utilização de ferramentas de inteligência artificial no cotidiano em geral e na educação em particular. [valor: 8,50 pontos]

2 Explane sobre as potencialidades do uso da inteligência artificial em processos de ensino-aprendizagem, apresentando, no mínimo, dois exemplos desse tipo de ferramenta no contexto educacional. [valor: 10,00 pontos]

3 Explique os limites do uso da inteligência artificial em processos de ensino-aprendizagem. [valor: 10,00 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaAtualidades e Conhecimentos Gerais
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